Perigos da colher de pau na cozinha; saiba como higienizar corretamente

De antemão, a colher de pau é um utensílio de cozinha bastante antigo, e que segue sendo muito popular nas cozinhas de hoje. Contudo, quando comparado a outros materiais, a madeira da colher oferece algumas desvantagens, as quais creiam uma necessidade de limpeza maior do que em outros utensílios. Com isso, o SaúdeLab vai te explicar sobre os perigos da colher de pau na cozinha e ensinar a higienizar corretamente.

A primeira vista, pode parecer estranho que uma simples colher de pau possa representar algum perigo. Entretanto, não é a toa que, atualmente, os utensílios feitos de silicone, metal e plástico são mais difundidos nas cozinhas. A necessidade por cuidados extras é real no caso da colher de pau, pois são eles que garantem que ela deixe de ser um risco para a saúde.

Principais problemas e riscos da madeira

Primeiramente, diferente de outros materiais, a madeira possui uma grande capacidade de absorção. Com isso, ao utilizá-la no preparo de alimentos, ela absorve parte dos sulcos, molhos, caldos e líquidos que possam estar nesse processo. Esse fenômeno faz com que a colher de pau seja um ambiente perfeito para o desenvolvimento de bactérias, fungos e outros microrganismos prejudiciais a saúde.

Uma das formas de evitar a contaminação da colher, e consequentemente dos alimentos que consumimos, é obter uma colher de bambu. Nela, apesar do acúmulo de bactérias não ser nulo, ele é menor quando comparado a madeira comum. Porém, independente do tipo de madeira, as colheres de pau também possuem a desvantagem de demorarem mais para secar, o que além de se inconveniente, pode danificá-la.

Como manter a higiene de forma eficiente?

Conforme fora dito, é possível tomar alguns cuidados especiais de higiene com a colher de pau, para garantir que ela não seja um risco para a saúde. Começando pela limpeza geral dela, que deve ser feita logo após o seu uso para evitar a proliferação de microrganismos. Para fazê-la, utilize sempre água morna com sabão, e seque manualmente o máximo que puder antes de colocá-la em um escorredor.

Além da limpeza geral, a colher de pau também precisa passar por uma higienizar mais pesada, de maneira periódica. Nesse processo, é preciso começar lavando ela com água e sabão ainda mais quentes do que a da limpeza geral. Feito isso, prepare uma mistura de água com vinagre, em proporções iguais, para deixar a colher de molho após enxaguar a água e sabão. Por fim, aguarde 5 minutos para a mistura reagir, retire a colher e seque-a bem.

Vantagens da colher de pau

Por fim, ao garantir a higienização da colher de pau, é possível desfrutar das vantagens dela com maior segurança. Uma dessas vantagens é que a madeira da colher impede que o cabo dela esquente ao cozinhar algo. Dessa forma, ao preparar um prato que precisa ficar sob fogo por muito tempo, o manuseio da colher será mais fácil do que em comparação a um colher de metal, por exemplo.

Sob esse ponto de vista, a madeira também oferece proteção para as próprias panelas. Diferente das colheres de metal, a colher de pau não é capaz de riscar as panelas. Contudo, ela também não sai perdendo em termos de resistência. Se você precisar preparar algo pesado, ou que precisa ser mexido com frequência, a colher de pau segue sendo uma excelente opção.

Leia também: O que não fazer com a tesoura na hora de manusear alimentos? Evite erros grosseiros

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915