Book Appointment Now
Perigos para saúde: como preparar carne de porco com segurança? Aprenda hoje
O consumo de carne de porco é um hábito extremamente comum em todo o Brasil e faz parte de inúmeras culturas.
Esse alimento rico em proteínas, vitaminas B1 e excelente acelerador do metabolismo é responsável por pratos diversos e deliciosos, mas por outro lado, caso ele seja mal preparado ou manuseado, ele pode representar perigos para a sua saúde.
Portanto, o SaúdeLAB vai te ensinar a como preparar carne de porco com segurança, sem comprometer o sabor e de maneira saudável.
Assim como todo alimento, a carne de porco também precisa de muita atenção no momento de preparo e consumo. Além do mais, por conta de sua origem e exposição, ela pode apresentar um aumento considerável no crescimento de bactérias e fazer mal ao organismo.
Sendo assim, confira a seguir os principais cuidados com esse tipo de alimento.
A importância do cozimento correto
Antes de tudo, o primeiro passo é saber a procedência da carne e se é confiável. Assim, observe os selos de controle dos órgãos responsáveis. afinal, um dos maiores perigos em relação as carnes é a presença de um parasita chamado Tênia, também conhecido pelo nome de solitária.
Este ser é responsável por doenças bem graves, mas no caso da carne de porco, se o parasita estiver presente, ele pode causar a teníase. Em certos casos, essa condição pode ser assintomática, porém é comum que ela cause dores no abdômen, diarreia, náuseas e outras complicações.
Então, o segundo passo é o cozimento. Dessa maneira, para evitar que a carne de porco carregue o parasita até seu estômago, ela precisa ser muito bem cozida.
Ou seja, independente do prato ou do modo de preparo, garanta que ela seja submetida a temperaturas de cerca de 70°C, que é suficiente para eliminar o verme. Consequentemente, o terceiro passo é você jamais ingerir ela se estiver crua ou mal passada.
Principais cuidados durante o preparo
O sabor é o principal requisito para um prato de sucesso, e com a carne de porco não é diferente. Felizmente, existem formas excelente de temperar ela e que, ao mesmo tempo ajudam a combater possíveis microrganismos presentes nela.
Uma dessas formas é pingar gotas de limão ao redor da peça, pois o seu suco realça o sabor da carne e ajuda a eliminar bactérias.
Em diversos pratos, a carne de porco precisa passar por uma marinada antes de ser cozida. Nesse processo, a peça fica de molho por alguns minutos, ou horas, em uma mistura de diversos ingredientes e temperos.
Logo, caso a marinada utilize componentes de caráter ácido, como o vinagre, o limão ou vinho, ela também se torna uma forma de combater microrganismos e dar ainda mais sabor nesse alimento.
Precauções com a carne de porco
Antes de mais nada, é importante lembrar que, apesar de haverem cuidados importantes no preparo da carne de porco, estes começam antes de mesmo dela chegar a sua casa.
No caso, quando você for comprar alguma peça, certifique-se de que ela seja de qualidade. Ela precisa ser rosada e úmida, evitando cortes que estejam com as extremidades brancas ou que aparentam estar oleosos.
Depois de realizar as compras, a carne de porco precisa ser devidamente armazenada, seja na geladeira ou no congelador.
Se você pretende preparar ela nas próximas refeições, então ela pode ficar na geladeira, por cerca de 2 ou 3 dias. Por outro lado, caso você for demorar para usar, então ela precisa ser guardada no congelador, onde irá durar até 6 meses.