Book Appointment Now
Pirarucu é remoso? Entenda o que este peixe tem de diferente e os cuidados necessários
Todos nós sabemos o quão rica a fauna brasileira é. Uma das inúmeras maravilhas dela é o pirarucu, o maior peixe escamado de água doce do mundo. Assim como muitos outros peixes, a carne do pirarucu é rica em propriedades, mas há uma discussão de se ela apresenta algum malefício. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o pirarucu é remoso, e quais peixes entram nessa categoria.
De maneira geral, as carnes dos peixes são consideradas bem mais saudáveis quando comparadas com as carnes de porco ou de boi. Elas são riquíssimas em nutrientes, e não apresenta as mesmas gorduras das carnes vermelhas. Entretanto, as propriedades das carnes de peixe podem variar de acordo com a espécie. Portanto, questionar se o pirarucu é remoso acaba sendo uma questão de segurança.
Por que os peixes podem ser remosos?
A princípio, um alimento remoso é aquele que consegue causar inflamações no nosso organismo. Geralmente, essa capacidade de inflamar se dá pela presença de compostos como gorduras, sal, óleos refinados ou açúcar. Mas no caso dos peixes, o problema é um pouco mais complexo.
Uma das formas de classificar os peixes é em com e sem escamas. No caso, os peixes sem escamas, também denominados de peixes de couro, costumam ser remosos. Isso não se dá necessariamente pelos seus nutrientes, e sim por causa de suas dietas. A alimentação deles se baseia em dejetos orgânicos e restos mortais de outros peixes, o que afeta a qualidade da carne deles.
Outro fator que é determinante para o quão remoso um peixe pode ser é a presença de metais pesados. Infelizmente, graças as poluições de rios, é muito comum os peixes serem contaminados por metais como o mercúrio, cobre e chumbo. Estes por sua vez podem ser bem inflamatórios, além de fazerem muito mal para a saúde.
Leia mais: Peixe-panga é remoso? Entenda como este e outros peixes afetam sua saúde
Mas o pirarucu é remoso mesmo ou não?
Conforme fora dito, na maioria das vezes os peixes sem escamas que são considerados remosos. Portanto, só com base nesse aspecto, não é possível afirmar que o pirarucu é remoso. Mas ainda temos que levar em consideração a alimentação e vivência dele. Ou seja, para garantir que o peixe não seja remoso, é importante que o pirarucu seja de boa procedência. Dessa forma, você irá evitar um carne contaminada ou de pior qualidade.
Outro ponto importante é que muitas vezes as pessoas pensam que os peixes, incluindo o pirarucu, são remosos por causa da presença de gorduras, as quais são inflamatórias. Contudo, a carne de peixe em específico é rica em gorduras de alta qualidade. Uma delas é o ômega-3, que inclusive é considerada anti-inflamatório. Logo, não há como dizer que o pirarucu é remoso, e nem os peixes ricos em gorduras;
Quais espécies de peixe realmente são remosas?
Por fim, sabendo que o pirarucu não é remoso, vale a pena conhecer os peixes que de fato são, e evitar eles. Obviamente que você não precisa excluir eles da sua dieta. Mas se você estiver sob um pós-operatório, ou tiver feito uma tatuagem recentemente, talvez seja bom evitá-los, visto que a inflamação causada por alimentos remosos prejudica a cicatrização. Dito isso, confira a seguir alguns peixes remosos:
- Bagre
- Cação
- Cavala
- Viola
- Moreia
- Bonito
- Enguia
- Cavalinha
Leia mais: Salmão é remoso? Saiba se ele prejudica a cicatrização