Será que pode beber soro fisiológico? Descubra suas verdadeiras utilidades

O soro é uma das soluções mais usadas mas usadas na saúde, mas é bom ter cuidado

Sem dúvidas, todo mundo já teve que usar soro fisiológico de alguma forma, pelo menos uma vez na vida. Isso se dá pelo fato de que o soro é uma solução extremamente versátil, e pode ser empregado para inúmeras finalidades. Entretanto, é preciso ter em mente que ele também precisa ser manuseado com cuidado. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se pode beber soro fisiológico, e quando ele pode se tornar um problema.

À primeira vista, o soro fisiológico tem uma composição bem simples, que é um dos motivos pelo qual ele consegue ser tão versátil. Mas não é porque ele é um produto simples que ele não pode ser prejudicial para a nossa saúde. Assim como todo tipo de medicamento, o soro fisiológico também faz mal se for manuseado ou, no caso, consumido de maneira errada.

Principais utilidades do soro fisiológico

  • Higienização de ferimentos: quando nos cortamos ou nos machucamos, precisamos tomar cuidado para que o ferimento não se infeccione. Aplicar soro fisiológico no machucado é uma das formas de se fazer isso.
  • Lavagem nasal: quem tem rinite, gripe, sinusite, resfriado ou alergias sabe o quão incomodo é ficar com o nariz entupido. Felizmente, é possível injetar soro fisiológico pelas narinas para desentupir os canais, não só através da composição do soro mas também pela força aplicada.
  • Limpeza ocular: é normal ficar com o olho irritado de vez em quando, seja por causa de uma sujeira, cílio ou cisco que caiu nele. Nesses casos, o soro pode ser empregado para limpar o globo ocular.
  • Inalações: outra forma de usar o soro fisiológico para combater a rinite, sinusite e gripes é com as inalações. A nebulização do soro e inalação dele mantém as nossas vias aéreas úmidas e desobstruídas.

Leia mais: Quem toma remédio para colesterol pode beber cerveja ou não? Descubra agora!

Pode beber soro fisiológico, ou é perigoso?

Sim, qualquer um pode beber soro fisiológico sem muitas preocupações. Usar ele dessa forma é excelente para garantir uma boa hidratação e repor eletrólitos no organismo. Essa é uma necessidade de pessoas que têm sofrido com diarreia, suor excessivo, vômitos constantes, aspirações gástricas ou similares. Por outro lado, a ingestão do soro requer sim alguns cuidados.

No caso, em grandes quantidades, de fato não se pode beber soro fisiológico. Conforme fora dito, a principal função dele na ingestão oral é hidratar o nosso corpo. Mas quando consumimos ele em excesso, o soro pode causar irritações intestinais ou gástricas, e favorecer a eliminação de líquidos. Ou seja, ele prejudica a saúde gastrointestinal e perde boa parte de sua eficiência.

Aprenda a como fazer um soro caseiro

Se você tem sofrido com diarreias e está preocupado com a desidratação, saiba que o soro pode ser feito em casa facilmente. Fazendo jus à sua composição simples, basta usar os ingredientes:

  • 1 colher (café) de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • Um litro de água

Para fazer o soro, basta misturar tudo muito bem em um recipiente e tomar aproximadamente meio copo por dia, a fim de evitar o consumo excesso. Contudo, é bom observar que a água utilizada deve ser mineral e de garrafa, ou água filtrada depois de fervida.

Leia mais: Como fazer soro caseiro em um copo de água? Anota na sua agenda e não erre mais

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação