Pode comer jaca de noite? Será que faz mal? Descubra!

A primeira vista, a jaca pode parecer uma fruta um pouco estranha, já que ela é espinhosa e bem grande. Isso faz com que muitas pessoas fiquem receosas de consumir ela. Ademais, é dito que comer jaca à noite pode fazer mal para a nossa saúde, mas será que isso é verdade? Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se pode comer jaca de noite ou se faz mal mesmo.

Conforme fora dito, a aparência da jaca faz com que muitas pessoas deixem de consumir ela. O ruim disso é que a fruta possui algumas propriedades que podem ser benéficas para a saúde. Mas assim como é para toda fruta, esses benefícios só podem ser bem aproveitados se você souber como consumir a jaca de forma correta e segura.

Por que dizem que comer jaca de noite faz mal?

A princípio, existe um motivo por trás das pessoas dizerem que comer jaca especificamente a noite pode ser prejudicial. No caso, isso se dá pelo fato de que a jaca contém uma grande quantidade de açúcar e de carboidratos. Porém o excesso de açúcar e carboidratos é prejudicial para a saúde no geral, independente do horário. Então por que a jaca seria um problema especificamente a noite?

De maneira geral, consumir carboidratos e açúcar em grandes quantidades favorece a má digestão e os gases. Com isso, comer jaca a noite, antes de ir dormir, pode resultar em uma noite de sono ruim. Ou seja, acaba sendo pior comer ela a noite do que de dia por causa dessa queda na qualidade do sono. Mas isso não significa que os mesmos problemas não possam ocorrer durante o dia.

Leia mais: Tudo sobre a Jaca: conheça 5 benefícios e quais cuidados necessários

Outros problemas relacionados ao consumo da jaca

Tendo em mente que a jaca possui uma boa quantidade de açúcar e carboidratos, ela consequentemente é uma fruta que deve ser consumida com maior moderação por pessoas diabéticas. Ademais, quem já possui algum problema digestório, ou alguma alergia à fruta, também deve tomar mais cuidado ao comer jaca. Mas vale salientar que, apesar desses problemas, não significa que a fruta não pode ser benéfica para nossa saúde.

Principais benefícios da jaca para a saúde

  • Melhora a saúde do intestino: graças a grande quantidade de água e fibras presentes na jaca, ela pode ser empregada para melhorar consideravelmente a saúde do intestino, favorecendo o trânsito intestinal.
  • Conserva a aparência: um dos principais nutrientes que conserva a beleza da pele, cabelos e unhas é a vitamina A. Felizmente, a jaca é uma fonte desse nutriente, sendo uma aliada na manutenção da aparência.
  • Protege a pele: alguns dos antioxidantes presentes na jaca conferem uma proteção extra à nossa pele, especificamente contra a ação dos raios solares.
  • Ajuda a regular a pressão arterial: o potássio é um dos minerais presentes na jaca em boas quantidades. Ele por sua vez favorece a eliminação do sódio do sangue, o que ajuda a reduzir a pressão arterial.
  • Fortalece os ossos: tanto o cálcio quanto o magnésio, presentes na jaca, são de extrema importância para a constituição dos ossos. Logo, comer jaca é uma maneira de mantê-los sempre fortes.
  • Melhora a imunidade: diversos nutrientes presentes na jaca, como a vitamina C e minerais, melhoram o funcionamento do sistema imunológico, aumentando nossa proteção contra doenças e microrganismos.

Leia mais: Quais são os benefícios do caqui? Diabético pode comer? Descubra

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915