Pode comer miojo quando coloca piercing? E quando faz tatuagem? Entenda

Confira se o miojo é um alimento prejudicial para a cicatrização, ou se ele é seguro

Atualmente, piercings e tatuagens tem estado muito na moda. Cada vez mais pessoas tem tido vontade de fazer um deles, porém existem um pequeno problema nisso. No caso, muitas deles acabam não se informando sobre os cuidados necessários, que incluem até nossa alimentação. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se pode comer miojo quando coloca piercing, e quando faz tatuagem.

Sem dúvidas, quando um alimento é simples, prático e gostoso como o miojo, é bem difícil de resistir a ele. Contudo, infelizmente ele é rodeado de problemas, do ponto de vista nutricional. O consumo excessivo dele pode prejudicar a nossa saúde das mais variadas formas, sendo importante considerar a possibilidade de que ele possa atrapalhar a cicatrização de piercings e tatuagens.

Por que o miojo é um alimento tão ruim?

De antemão, os problemas do miojo começam pelo fato de que ele é um alimento extremamente industrializado. A massa e o caldo feito com o sachê de tempero são carregados de sal e gorduras, para muito além da necessidade real do nosso organismo. Mas além disso, assim como todo alimento industrializado, o miojo também contém uma infinidade de aditivos químicos.

É apenas a através desses ativos que o miojo consegue ficar com o sabor que conhecemos, e durar por tanto tempo. Conservantes, toxinas e corantes são alguns dos compostos presentes no alimento, além do glutamato monossódico, que intensifica o sabor do miojo e é extremamente nocivo para a nossa saúde. A partir disso, o consumo do miojo, especialmente em excesso, pode levar à problemas como:

  • Doenças renais
  • Ganho de peso
  • Aumento do colesterol
  • Risco de síndrome metabólica
  • Elevação da pressão arterial
  • Problemas gástricos
  • Aumento do risco de doenças cardíacas

Leia mais: O miojo é remoso? Mesmo comendo de vez em quando ele faz mal? Descubra!

Pode comer miojo quando coloca piercing? E tatuagem?

Conforme fora dito, colocar um piercing ou fazer uma tatuagem requer cuidados, os quais envolvem até a alimentação. Isso se dá pelo fato de que alguns alimentos são capazes de prejudicar os processos de cicatrização do organismo, necessários para garantir a fixação do piercing e da tatuagem, e impedir que elas sejam infeccionadas.

Sob esse ponto de vista, fica mais clara a importância de entender se pode comer miojo quando coloca piercing ou tatuagem, até mesmo porque algumas pessoas consomem miojo com frequência. Mas que tipo de alimento que é capaz de prejudicar a cicatrização? De maneira geral, todo alimento que for inflamatório tem esse potencial.

E o que faz ser um alimento inflamatório? Bem, obviamente é a presença de compostos inflamatórios, que é caso do sal. Por incrível que pareça, em grandes quantidades, ele é inflamatório. E como o miojo é muito rico em sal, especificamente em sódio, consequentemente ele será problemático para a cicatrização. Portanto, não pode comer miojo quando coloca piercing ou quando se faz uma tatuagem.

Quais outros alimentos são considerados inflamatórios?

Além do sal, existem outros compostos que também se tornam inflamatórios quando em excesso. Esse é o caso das gorduras, óleos refinados e açúcar. Ou seja, frituras, fast-foods, carnes vermelhas e embutidas, doces industriais e similares são todos potenciais alimentos inflamatórios. Então se você fez um piercing ou tatuagem recentemente, fique atento ao consumo deles também.

Leia mais: Pepino faz mal para inflamação? Entenda suas vantagens e desvantagens

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação