Pode dormir com lente de contato? Entenda quão grave é a situação

Usar lentes de contato requer atenção em muitas situações, até na hora de dormir

Muitas das pessoas com problemas de vista optam pelo uso de lentes de contato ao invés de óculos. Faz bastante sentido, já que o óculos acaba sendo um acessório que precisamos levar para todo canto. Contudo, quem está pensando em começar a usar lentes precisa ficar por dentro de alguns cuidados. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se pode dormir com lente de contato ou não.

Por mais que as lentes de contato não sejam tão aparentes quanto os óculos, não quer dizer que elas não devem ser usadas com atenção. Diferente dos óculos, elas tem contato direto com os nossos olhos. Isso pode deixar eles mais vulneráveis à certos problemas, seja na hora de colocar ou retirar as lentes, ou de apenas usá-las no dia a dia.

Pode dormir com lente de contato ou não?

A princípio, a estrutura dos nossos olhos é bastante complexa. São muitas as estruturas que nos permitem ter o sentido da visão, e uma das mais importantes delas é a córnea. Quando usamos lentes de contato, a córnea sofre uma oclusão. Se essa oclusão for muito duradoura, a estrutura deixa de ser devidamente oxigenada. Isso leva a machucados na córnea denominados ceratite, que causam bastante ardência, dores e vermelhidão.

Só nesse aspecto, já é possível ter noção de que não se pode dormir com lente de contato. Entretanto, se você eventualmente cometer esse erro, você correrá o risco de ter uma infecção ou até úlcera na córnea. Esses casos costumam ocorrer por influência de microrganismos, e pode prejudicar severamente a nossa visão. Ou seja, em hipótese algum você pode dormir com lente de contato.

Leia mais: Quanto tempo dura uma lente de contato? Entenda os perigos do uso inadequado

Outros cuidados importantes com as lentes de contato

Tendo em mente que não se pode dormir com lente de contato, resta apenas conhecer alguns dos outros cuidados que precisamos ter com elas. Conforme fora dito, os olhos ficam vulneráveis na hora de colocarmos a lente. Afinal, eles ficam muito próximos aos dedos nessas horas. Portanto é importante que você lave muito bem as mãos antes de manusear e colocar as suas lentes, e fazer tudo isso com muita delicadeza para não machucar os olhos.

Ainda em relação à higiene, a próprio lente também precisa ser higienizada. Para isso, utilize sempre uma solução de soro fisiológico, de preferência uma recomendada pelo seu oftalmologista. Ademais, também não esqueça da higiene do estojo das lentes. Eles precisam de limpezas periódicas, também com soro fisiológico.

Tanto as lentes quanto o estojo possuem uma determinada validade

Algo que muitos esquecem é que as lentes de contato e o seu estojo são ambos descartáveis. No caso do estojo, o ideal é trocá-lo a cada trimestre. Já as lentes podem variar bastante em durabilidade. Existem algumas que são de uso e descarte diário, e outras que podem ser usadas por meses ou até um ano. Ademais, essa durabilidade pode variar de pessoa para pessoa. Portanto o ideal é consultar o seu oftalmologista para ter certeza da durabilidade da sua lente de contato em específico.

Leia mais: Limpeza das lentes de contato é fundamental para evitar alergias oculares

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação