Tapioca faz mal para diabetes? Saiba qual a melhor forma de consumir

A tapioca é uma refeição bem leve, porém quem tem diabetes pode ficar com receio

A princípio, a maioria das pessoas pensam que a tapioca é uma boa opção de lanche ou refeição saudável para o dia a dia, e de fato ela pode ser. Entretanto, quem é diabético precisa sempre ter bastante cuidado com esse tipo de comida. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e descubra se a tapioca faz mal para diabetes, ou pode ser consumida normalmente.

Um dos principais motivos que fazem da tapioca o lanche favorito de muitos, é a sua praticidade. Ela é muito fácil de se fazer, e possui diversas possibilidades de sabores. Mas o que realmente importante é o valor nutricional dela, e o impacto que ele pode ter na nossa saúde, e na saúde de pessoas que sofrem de diabetes.

Do que a tapioca é feita de fato?

Para entender se a tapioca faz mal para diabetes, é preciso saber qual é a composição dela. Talvez você já saiba, mas o pó da tapioca é feito a partir da fécula da mandioca. Ou seja, ela é feita basicamente do amido extraído do vegetal. Para obter esse produto, a mandioca precisa ser lavada, triturada e posta de molho, para posteriormente ser prensada e coada, sendo que a fécula é a porção que decanta no processo.

Conforme fora dito, a tapioca poder ter inúmeros sabores pois o sabor do produto é muito neutro. Contudo, ele infelizmente é bem pobre em nutrientes, especialmente gorduras e proteínas. E o mais importante, ela é quase que inteiramente feita por carboidratos, que costumam ser o terror tanto para diabéticos, quanto para qualquer um que está sob uma dieta mais saudável.

Leia mais: Como armazenar a tapioca corretamente e garantir um consumo seguro? Aprenda

Então a tapioca faz mal para diabetes?

De maneira geral, uma pessoa diabética é aquela cuja produção ou aproveitamento da insulina são prejudicadas. Ou seja, a diabetes impede que a regulação da glicemia possa ser feita de forma eficiente. Logo, como os carboidratos são os compostos responsáveis pela geração de glicose no organismo, que por sua vez aumenta a glicemia, eles devem ser evitados sempre que possível.

Sob esse ponto de vista, infelizmente a tapioca faz mal para diabetes, já que ela quase é puro carboidrato. Ademais, ela é considerada um alimento de alto índice glicêmico, o que quer dizer que ela eleva a glicemia rapidamente. Contudo, existe uma característica dela que permite o seu consumo por diabéticos.

No caso, uma parte dos carboidratos da tapioca se encontra na forma de amido resistente. Esse por sua vez atua como uma espécie de fibra, que acaba não sendo digerida. Consequentemente, esse carboidrato não gera glicose normalmente. Dito isso, é possível afirmar que a tapioca faz mal para diabetes, mas apenas se consumida em excesso. Com muita moderação, ela pode sim ser uma alimento seguro.

Atenção com o preparo e sabor da sua tapioca

Como a tapioca pode ter diversos sabores e complementos, eles podem acabar sendo um fator que contribui para o aumento da glicemia. Portanto, sempre que for fazer tapioca, evite ingredientes que contenham muitos carboidratos, como queijo, presunto e similar. Tente dar preferência pelo uso de vegetais, carnes brancas e fontes de proteínas, como frango, atum, tomate, espinafre e outros.

Leia mais: Caldo de Cana engorda? Diabético pode tomar? Saiba tudo sobre a bebida

A banana e a maçã estão entre as frutas mais consumidas, mas sabia que tem um jeito certo de comer para obter os melhores benefícios? Hoje, a Nutricionista Vanuza Lobato vai dar dicas poderosas e ensinar 2 receitas que vão salvar o seu café da manhã. Saiba tudo, aqui no SaúdeLAB.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação