Chá de boldo é bom para gastrite? Saiba de que forma ele pode ser benéfico

Muito se fala sobre o boldo, mas é bom conhecer suas propriedades antes de tomar

Até quem não é muito fã de chás já ouviu falar do chá de boldo. Ele é muito popular pelos benefícios que o boldo oferece para a saúde, e costuma ser um chá muito acessível. Entretanto, como quem sofre de gastrite precisa ficar atento com a alimentação, é bom entender como o boldo pode afetá-la. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar se o chá de boldo é bom para gastrite, e de que forma ele pode ser benéfico.

De maneira geral, cada chá possui suas propriedades individuais. Isso faz com que cada um deles tenha suas próprias utilidades e contraindicações. Com o chá de boldo não é diferente, visto que ele pode ser benéfico em muitas situações, mas também pode ser um problema em outras. Resta entende ser a gastrite é uma situação em que ele é um aliado ou inimigo da nossa saúde.

Quais são as propriedades do chá de boldo?

Antes de dizer se o chá de boldo é bom para gastrite, é bom conhecer um pouco dos compostos e nutrientes dele, bem como os benefícios que ele oferece. Dito isso, confira alguns deles a seguir:

  • Fornece antioxidantes: o boldo apresenta componentes com ação antioxidante. Isso permite com que ele ajude no combate dos radicais livres, causadores de doenças neurodegenerativas e do envelhecimento precoce.
  • Melhora a digestão: o estômago, fígado e intestino são todos beneficiados através do chá de boldo. Ele favorece o funcionamento e saúde de todos eles, e como eles realizam a digestão, ela também é beneficiada.
  • Fortalece o sistema imunológico: através de agentes antimicrobianos, o chá aumenta consideravelmente a efetividade da nossa imunidade, conferindo uma maior proteção contra doenças.
  • Favorece o emagrecimento: assim como outros chás, o de boldo contém ação diurética. Ela favorece a eliminação de líquidos em excesso no corpo, o que por sua vez ajuda na perda de peso.
  • Contém anti-inflamatórios: diversas doenças são causadas pelo desequilíbrio dos processos inflamatórios do nosso organismo. Felizmente o chá de boldo ajuda no combate dessas doenças com seus anti-inflamatórios.

Leia mais: Chá de boldo emagrece? Veja os 10 principais benefícios da planta para a saúde

O chá de boldo é bom para gastrite?

Primeiramente, só pelo fato dele melhorar a digestão como um todo, já é possível afirmar que o chá de boldo é bom para gastrite. Contudo, precisamos lembrar que a gastrite se resume em uma doença que causa inflamação na mucosa do estômago. Consequentemente, por conter anti-inflamatórios, reforça ainda mais seus benefícios para a gastrite, ajudando a tratar a doença e proteger nosso organismo dela.

Sob o mesmo ponto de vista, também vale comentar que o boldo ainda contém alcaloides e adstringentes. Uma das ações desses compostos é equilibrar a acidez do nosso estômago, que caso esteja desregulada, pode agravar ainda mais o quadro de gastrite. Sendo assim, fica claro que o chá de boldo é bom para gastrite de fato, e pode até ser empregado como um tratamento complementar para ela.

Veja mais: Chá de boldo faz mal aos rins? Saiba agora como evitar complicações

E quais são as contraindicações do chá de boldo?

Infelizmente existem casos em que o chá de boldo pode ser prejudicial e, portanto precisa ser evitado. Por exemplo, se você sofre de doenças hepáticas, vesiculares ou renais, ele pode acabar piorando essas condições. Ademais, ele também pode ser prejudicial para a saúde de gestantes e crianças pequenas. Portanto, chá de boldo é bom para gastrite, mas tal benefício não pode ser aproveitado para quem se encaixa em algum desses casos.

Leia mais: Quem tem gastrite pode comer ovo ou não? Entenda os riscos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação