Praticar tênis de mesa é bom para queimar calorias ou não? Confira agora

Entenda se o tênis de mesa é uma boa opção de esporte para emagrecer

A princípio, praticar esportes é sempre uma ótima forma de emagrecer e se manter saudável. Contudo, alguns deles, como o tênis de mesa, gera algumas dúvidas em relação a esses benefícios, especialmente no quesito de emagrecimento. Com isso, o SaúdeLab vai ensinar se praticar tênis de mesa é bom para queimar calorias ou não.

De antemão, o tênis de mesa não é um esporte tão difundido quanto o basquete ou futebol, mas ainda assim é bastante popular, sendo praticado por muitos. Muitas das pessoas que praticam esses esportes buscam se manter ativos para a manutenção da saúde ou emagrecer. Entretanto, existem opções que podem ser mais ou menos recomendadas para esse tipo de objetivo.

Queima de calorias com tênis de mesa

Conforme fora dito, existe a dúvida de se o tênis de mesa é de fato um esporte recomendado para quem busca eliminar calorias. Por mais que seja um esporte muito divertido, o conjunto de movimentos e posturas exercidos na atividade fazem com que ele seja tenha um baixo impacto. Isso não significa que não haja queima de calorias, e sim que ela é baixa quando comparada com outros esportes.

Geralmente, ao praticar tênis de mesa por uma hora, queimamos entre 150 e 300 calorias. Com isso, para obter um bom resultado, seria necessário praticar por mais horas consecutivas. Por outro lado, mesmo que esse benefício seja pequeno, o espero ainda oferece diversas outras vantagens.

Aprimoramento da coordenação motora

Conforme fora dito, os movimentos e posturas exercidos durante a prática do tênis de mesa não favorecem tanto a queima de calorias, ocorrendo em pequenas quantias. Entretanto, em compensação, o esporte traz um grande benefício na manutenção da coordenação motora.

Durante a prática, os olhos e as mãos são empregados em conjunto constantemente, de forma que é necessário acompanhar a bola a todo momento. Ademais, a velocidade dos eventos é bastante acelerada, fazendo com que o jogador precise demonstrar agilidade. Com isso, não é só apenas a coordenação motora que é trabalhada, mas a saúde muscular no geral.

Benefícios para o cérebro

Por fim, o tênis de mesa também oferece benefícios para o nosso cérebro. Da mesma foram que a agilidade e concentração trabalham a coordenação motora e os músculos, diversas partes do sistema nervoso central também são empregadas durante a prática, fazendo com que o cérebro se esforce e aprimore.

Sob esse mesmo ponto de vista, o esporte também é capaz de demonstrar efeitos positivos em determinados distúrbios mentais. Em casos de demência, por exemplo, a prática estimula a sensibilidade do sistema nervoso, através da ativação de diversas partes do cérebro. Dessa forma, ele pode ser considerado uma forma paliativa de tratamento ou prevenção para esse tipo de condição.

Leia mais: Lavar Louças Queima Calorias? Entenda Como Funciona E Não Duvide

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação