É possível ganhar músculos com pouca carga? Essa informação vale ouro

É importante ficar por dentro sobre a relação entre esse ganho e o peso que a carga possui.

Com o passar do tempo, o mundo fitness conquistou uma grande popularidade. Sem dúvidas, ele oferece inúmeros benefícios para a saúde, sendo possível ganhar músculos através de determinados treinos. Entretanto, pode haver uma confusão em relação a carga utilizada nesses treinos. Portanto, venha com o SaúdeLab e confira se é possível malhar e ganhar músculos com pouca carga.

Em termos gerais, a carga de um exercício é basicamente o peso que é utilizado nos movimentos. A ação conjunta desses movimentos e da carga incentiva o organismo a ganhar músculos. Contudo, é importante ficar por dentro sobre a relação entre esse ganho e o peso que a carga possui.

Princípios básicos sobre o ganho de músculos

Antes de mais nada, para podermos discursar sobre como uma carga pequena atua no ganho de músculos, é preciso entrar em detalhes sobre como funciona esse ganho. Na verdade, quando se fala em exercícios feitos para ganhar músculos, significa que eles serão responsáveis por causar hipertrofia muscular, fenômeno que gera o ganho de massa muscular.

Para poder obter a hipertrofia muscular, é necessário estimular o músculo que você quer aprimorar. Tal estímulo pode ser obtido através da intensidade de um exercício ou movimento. No caso, a intensidade é atingida quando o músculo fica sob uma condição em que ele não suporta, ou que não está acostumado.

Efeito elástico dos músculos

Conforme fora dito, a hipertrofia muscular é responsável por causar o aprimoramento dos músculos. Entretanto, existe um fenômeno presente nos músculos que nos auxilia a levantar mais carga do que o normal. O fenômeno em questão é o efeito elástico, e pode ser muito bem aproveitado.

Como o próprio nome já sugere, o efeito elástico se refere à similaridade entre o comportamento do músculo e de um elástico. Quando o elástico é deformado, ele tende a voltar a sua forma original. No caso do músculo, quando contraímos ou relaxamos ele, ele tende a voltar para seu estado padrão. Com isso, quando levantamos peso, o músculo nos ajuda a retornar na posição inicial.

É possível ganhar músculos com pouca carga?

Tendo em mente todos esses conceitos, é possível discutir o efeito que pouca carga pode ter nos músculos. Conforme fora dito, a intensidade de um exercício será responsável por causar a hipertrofia muscular, e consequentemente aumentar os músculos. Essa intensidade pode ser atingida através de cargas maiores de peso, cujo levantamento será favorecido pelo efeito elástico.

Por outro lado, treinar com uma carga menor pode ter o mesmo resultado, ou até mesmo melhor. Para que esse cenário seja possível, basta cortar o efeito elástico do músculo. No caso, quando estiver levantando peso, segure ele por alguns segundos quando você estiver esticado o músculo. Isso irá anular o efeito elástico, fazendo com que seja necessário utilizar uma força muito maior erguer o peso novamente, o que leva a intensidade necessária.

Leia mais: 3 exercícios perfeitos para firmar o bumbum e se livrar da flacidez bem rápido

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação