Própolis faz mal para o estômago? Saiba como usar o produto com segurança

Você já ouviu falar da própolis? Se sim, então você provavelmente já sabe que ela promete inúmeros benefícios para a nossa saúde. O fato dela ser um produto natural contribui para que isso de fato seja possível, mas saber como usá-la é o que realmente garante a eficiência da própolis. Sendo assim, o SaúdeLab vai explicar se a própolis faz mal para o estômago, e te ensinar a como usar ela com segurança.

De maneira geral, o nosso estômago é um dos principais órgãos do nosso sistema digestivo. Através dele, o organismo é capaz de quebrar e dissolver os alimentos que consumimos para que os nutrientes deles sejam absorvidos. Com isso, precisamos ter em mente que tudo o que nós ingerimos tem o potencial de afetar a saúde do estômago, seja positivamente ou negativamente.

O que é a própolis, e para que ela serve?

Assim como o mel, a própolis é um produto cuja a origem está ligada com as abelhas. Ocasionalmente, elas misturam a saliva e cera que elas produzem para misturá-las com seiva e resina vegetal. Essa combinação gera a própolis, uma substância perfeita para revestir a colmeia e mantê-la protegida. Mas para nós, a função dela é bastante diferente, dada sua extensa riqueza em nutrientes.

No caso, a própolis pode ser considerada tanto como um suplemento quanto como um alimento funcional. Dentre as suas inúmeras propriedades, talvez a mais conhecida seja a de melhorar o sistema imunológico. A própolis contém compostos antifúngicos, antibacterianos e antivirais. Com isso, ela ajuda a nossa imunidade a lidar com incontáveis agentes causadores de doenças.

Leia mais: Extrato de Própolis: para que serve? Como tomar?

A própolis faz mal para o estômago?

Os compostos presentes na própolis ainda são amplamente estudados pois, além de serem muitos, eles possuem efeitos variados. Isso pode deixar um certo receio de que a própolis faz mal para o estômago, já que uma variedade muito grande de substâncias pode não cair muito bem para o órgão. Mas felizmente, não se sabe de nenhuma relação entre a própolis e problemas estomacais.

Na realidade, acredita-se que a própolis pode até favorecer a saúde do estômago. Além de favorecer o nosso sistema imunológico, ela também auxilia na cicatrização de ferimentos e age como anti-inflamatório. Consequentemente, o estômago fica mais protegido contra úlceras e até mesmo contra a gastrite. Logo, não como afirmar que a própolis faz mal para o estômago normalmente.

Ou seja, até o momento, não há nada que indique que a própolis possa afetar a saúde do estômago sadio de maneira negativa. No entanto, se você já possui problemas estomacais, evite consumir a própolis em jejum.

Como fazer para usar a própolis corretamente?

Existem diferentes maneiras de consumir e usar a própolis na rotina. A primeira e talvez a mais comum é via oral, onde a própolis pode ser tomada pura, diluída em água, chás e similares, ou usada em um gargarejo. Já a segunda é o uso tópico da própolis sob a pele, em regiões que apresentam algum tipo de machucado. Por fim, a terceira forma é diluir a própolis em água e colocar a mistura em um vaporizados para inalar ela.

Em relação a quantidade, o ideal é consumir entre 15 e 30 gotas diariamente, quantidade que pode mudar de pessoa para pessoa. Porém o mais importante nesse aspecto é não exagerar. Em excesso, a própolis pode deixar de ser benéfica e pode causar problemas, desde alergias até desconfortos estomacais. Ou seja, nesses casos, de fato a própolis faz mal para o estômago.

Leia mais: Suco de batata doce crua faz mal? Veja quais são as propriedades dele

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915