Psyllium faz mal para os rins? Saiba mais sobre esse produto natural

O psillium é muito conhecido pelos seus benefícios, mas será que ele tem malefícios?

Psyllium faz mal para os rins? – Você já ouviu falar do psyllium? Ele tem ficado cada vez mais popular recentemente por causa dos benefícios que ele promete para a nossa saúde.

Contudo, é sempre bom ter cuidado com produtos que fazem esse tipo de promessa, especialmente quando não se conhece ele bem. Dito isso, o SaúdeLab vai ensinar se o psyllium faz mal para os rins ou para a saúde de alguma forma.

A princípio, a saúde dos rins é extremamente sensível à nossa alimentação. Dependendo do que comemos no dia a dia, ela pode ser muito beneficiada, ou severamente prejudicada. Por isso é muito importante conhecer as propriedades e características básicas do psyllium antes de incluir ele na dieta.

O que é o psyllium?

De maneira geral, o psyllium é composto pelas cascas da semente de uma planta denominada Plantago ovata, que é popularmente chamada de psílio. Essas cascas são bastante parecidas as das sementes de trigo e aveia e possui propriedades diversas, sendo empregada como um remédio natural para diversas ocasiões.

Contudo, o que fez o psyllium ficar tão popular atualmente é o fato dele ser uma fibra. Existem muitos alimentos que são fontes desse nutriente, porém a fibra do psyllium em específico é extremamente eficaz no cumprimento de sua função. No caso, através de sua capacidade de absorção, ela pode se expandir em até 20 vezes ao seu tamanho.

Mas, o psyllium faz mal para os rins ou não?

Felizmente, não é possível afirmar que o psyllium faz mal para os rins. Na realidade, ele inclusive pode favorecer a saúde deles. Isso se dá pelo fato de que ele possui propriedades que ajudam a combate e prevenir problemas nos rins, como cálculos renais.

Portanto, se você tem o receio de que o psyllium faz mal para os rins, não tem com o que se preocupar. Você pode aproveitar todos os benefícios deles sem riscos.

E os riscos? 

O psyllium é uma enorme fonte de fibras, basicamente ele vai entrar e sair apenas promovendo uma “faxina” no seu organismo, o que é de grande valor para nossa saúde. Mas, para esse feito ocorrer de fato e fundamental consumir água em grande quantidade, ou seja, mais de 2 litros ao dia.

Caso você não beba água adequadamente o efeito pode justamente ser o contrário, ou seja, vai causar constipação e prisão de ventre. Portanto, o único risco do psyllium é quando você bebe uma quantidade insuficiente de água.

Quais são os benefícios do psyllium?

Antes de dizer se o psyllium faz mal para os rins, vale conhecer os benefícios que ele oferece para a nossa saúde. Portanto confira alguns deles a seguir:

  • Melhora a saúde intestinal: talvez o principal benefícios das fibras seja em relação a saúde do intestino. Elas promovem um melhor funcionamento e trânsito intestinal, o que é especialmente vantajoso para quem sofre com problemas de saúde como constipação ou síndrome do intestino irritável.
  • Favorece o sistema cardiovascular: por incrível que pareça, as fibras também tem impacto no nosso colesterol e triglicerídeos, ajudando a regular melhor eles. Consequentemente, elas diminuem o risco de doenças e problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos.
  • Promove o emagrecimento: por causa de sua capacidade de absorção, o psyllium garante uma maior sensação de saciedade após refeições. Isso é vantajoso para quem está com dificuldades em emagrecer.
  • Ajuda na diabetes: por fim, as fibras também são conhecidas por reduzir a absorção de açúcar no nosso organismo. Ou seja, elas oferecem um melhor controle dos níveis de glicose no sangue.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação