Quais cuidados deve-se observar ao fazer o segundo furo na orelha?

Com o passar do tempo, e avanço das técnicas, os piercings têm se tornado uma moda cada vez mais popular. Tal popularidade alcança tanto as pessoas que querem colocar seu primeiro piercing, quanto as pessoas que já possuem algum e querem incrementar ainda mais o visual, com um segundo furo na orelha por exemplo. Para esse caso, o SaúdeLab vai ensinar quais cuidados deve-se observar ao fazer o segundo furo na orelha.

A princípio, por se tratar de um procedimento que fura a nossa pele, colocar um piercing requer cuidados muito importantes para a saúde. Aqueles que já usam brincos a muito tempo, podem pensar que para fazer um segundo furo na orelha não é necessário ter tantos cuidados. Porém é bem pelo contrário, pois qualquer procedimento desse tipo precisa ser devidamente remediado.

Por que ter tanto cuidado com os piercings?

Primeiramente, quando nós cortamos ou machucamos nossa pele de alguma forma, nosso organismo inicia um processo de cicatrização. Com isso, através de diversos processos e mecanismos naturais de defesa, nosso corpo é capaz de remediar e consertar os danos causados. Logo, como a colocação de um piercing se consiste em fazer um furo na pele, o organismo irá responder com a cicatrização.

A cicatrização não se resume apenas a remendar a pele que foi cortada, mas também impedir que o local fique inflamado ou infeccionado, visto que um corte deixa a área exposta. Sendo assim, caso o nosso organismo não for capaz de cicatrizar um segundo furo na orelha, ou algo atrapalhe ele no processo, haverá um grande potencial de inflamação ou infecção no local do furo.

Quais cuidados deve-se observar ao fazer o segundo furo na orelha?
Entenda a importância dos cuidados com o segundo furo na orelha. Foto: Pexels

Quais os principais cuidados com o segundo furo na orelha?

Antes de mais nada, esse tipo de procedimento deve sempre ser feito por profissionais, em locais de qualidade. Ou seja, se você pretende fazer um segundo furo na orelha, busque o atendimento em locais com indicações e devidamente regulamentados. Assim, quando chegar o momento de fazer o furo, você irá notar que um bom profissional estará com os equipamentos corretos, como luvas, agulhas esterilizadas, máscaras, etc.

No começo, logo depois do segundo furo na orelha for feito, dê preferência para usar joias ou outros materiais de qualidade, para evitar inflamações. Ademais, também com esse objetivo preventivo, lave a área do furo diariamente. Para isso, utilize um sabonete antibacteriano, e espalhe bem no local, girando o piercing para que ele também fique limpo. Por fim, depois de enxaguar e secar com cuidado, passe um produto antisséptico.

O que fazer em caso de inflamação?

Caso você careça de cuidado ou cometa algum acidente em relação ao segundo furo na orelha, o local pode ficar inflamado. Nesse caso, para tratar essa condição, você pode tomar remédios com ação anti-inflamatória com indicação de especialista. O ideal é você sempre consultar um médico, pois ele saberá orientar a melhor solução para o seu caso de inflamação em específico.

Por fim, além da limpeza e dos cuidados anteriores ao procedimento, existe outra forma de ajudar a evitar problemas de saúde ao furar a orelha. No caso, é possível ajudar o organismo no processo de cicatrização através da alimentação. Para isso, evite consumir bebidas gaseificadas ou alimentos com muita gordura, pois estes atrapalham a ação de cicatrização do corpo.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915