Conhece os benefícios da Dança do Ventre? Você vai se surpreender com os resultados

Originária da Arábia, a dança do ventre é uma expressão cultural milenar. Assim, acredita-se que seu significado está relacionado ao poder e à fertilidade feminina, já que seus movimentos fortalecem a região pélvica. Desse modo, além de ser uma atividade positiva, ela ainda pode trazer benefícios para o corpo e para a mente. Veja hoje no SaúdeLab.

Nesse sentido, a dança do ventre também é ideal para quem quer se exercitar ou mesmo para auxiliar no processo de perda de peso. Assim, para quem não gosta de ir à academia e fazer exercícios de musculação, ela é a atividade perfeita, pois trabalha praticamente todos os músculos do corpo!

Conheça mais da dança do ventre

A dança do ventre consiste em realizar movimentos com a parte inferior do corpo, utilizando também braços e mãos. Assim, a leveza e harmonia das expressões corporais conferem uma estética sensual e empoderadora a esse tipo de arte. Ainda mais quando atrelado às vestimentas femininas que a atividade requer, como lenços e saias esvoaçantes.

Portanto, veja agora os benefícios que você pode obter ao realizar a dança do ventre regularmente!

Benefícios que a arte do ventre proporciona

Melhora a flexibilidade do corpo

A dança do ventre é uma ótima opção para quem deseja melhorar o condicionamento físico e aumentar a elasticidade corporal. Isso porque os movimentos ondulatórios da dança acabam proporcionando o desenvolvimento de uma maior flexibilidade.

Contribui para o emagrecimento

Para quem quer perder calorias, a dança do ventre está entre as atividades mais recomendadas. Assim, segundo especialistas, ela é uma das melhores atividades aeróbicas que existem, pois trabalha praticamente todos os músculos do corpo, ajudando a defini-lo. Nesse sentido, é possível gastar uma grande quantidade calórica em apenas 1 aula por semana.

Fortalece os músculos

Portanto, além de auxiliar na perda de peso, a dança do ventre também tonifica a massa muscular do corpo, aumentando a resistência e a força física. Desse modo, ela se torna um ótimo exercício para quem quer fugir da musculação.

dançarinas de dança do ventre
Dança do Ventre. Foto: Canva Pro

Melhora a postura

A dança do ventre também é uma atividade recomendada para quem tem problemas de coluna. Isso porque, assim como a maioria das danças, ela proporciona uma melhora significativa na postura corporal. Além disso, ela corrige problemas posturais e alivia dores na coluna.

Entretanto, caso você possua um problema de coluna específico, é necessário consultar um médico para avaliar a indicação desse tipo de dança para não comprometer sua saúde física..

Ameniza sintomas da TPM e menopausa

A dança do ventre contribui significativamente para a saúde feminina. Assim, além de todos os benefícios descritos aqui, ela ainda é capaz de liberar neurotransmissores que atuam diretamente na promoção da sensação de relaxamento e prazer. Isso faz com que os sintomas da TPM e da menopausa (como estresse, dores e ondas de calor) diminuam bastante.

Proporciona bem-estar mental e melhora a autoestima

Assim, por amenizar os sintomas de estresse, esse tipo de dança também garante um alívio mental, além de mais disposição para enfrentar a rotina do dia a dia. Da mesma forma, é comprovado que ela aumenta a confiança feminina, melhorando a autoestima.

E aí, que tal investir na dança do ventre e colher todos esses benefícios? Ademais, não deixe de conferir outras modalidades de exercícios que são super atuais para seu bem estar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação