Quais os efeitos da prancha lateral? Quem deve e quem não deve fazer

Se você quer definir a barriga e fortalecer os músculos da região abdominal, a prancha lateral é um dos exercícios que mais podem te ajudar nesse sentido. Assim, confira hoje no SaúdeLab todos os benefícios que esse treino pode te proporcionar e entenda as recomendações e contraindicações para esse tipo de atividade.

Em academias, é comum que este seja um dos exercícios mais temidos, justamente pelo seu nível de dificuldade. Desse modo, o ideal é que o treino seja praticado com o auxílio de um profissional responsável como guia. Além disso, há de se ter certa experiência com treinos de musculação.

Entenda os benefícios da prancha lateral

A prancha lateral é considerada um exercício de isometria. Ou seja, ela promove a contração dos músculos do abdômen sem que você precise se movimentar para isso. Assim, você deve ficar sempre parado na mesma posição, até a duração final do exercício.

Porém, não se engane achando que isso é fácil: o tipo de esforço exigido por esse exercício é desafiador, pois atinge os músculos do core, localizados entre o abdômen e o quadril. Assim, a manutenção da postura nesse treino gera dor, o que pode incomodar muita gente.

Entretanto, aos que treinam na prancha lateral, os benefícios são muitos. Confira!

prancha lateral
A prancha lateral deve sempre ser supervisionada por um profissional adequado. Fonte: Canva.

Efeitos da prancha lateral

Definição dos músculos do abdômen

Se você busca por uma barriga bem definida, a prancha lateral é um exercício fundamental. Isso porque ele define são só a musculatura frontal, mas também os lados do abdômen, conferindo uma melhora significativa do contorno corporal.

Melhora da postura e aumento da performance

Por ativar a musculatura do core, ela também estabiliza a coluna, promovendo a melhora da postura corporal. Além disso, ela auxilia na tomada de consciência corporal, o que é benéfico para a prática de outros exercícios.

Redução de lesões

A prancha lateral fortalece todas as articulações, desde o tornozelo até os membros superiores. Assim, ela diminui naturalmente os desequilíbrios do corpo, o que, por sua vez, reduz os riscos de lesões.

Fortalecimento dos glúteos

Para as mulheres que querem diminuir a flacidez no bumbum, este também é um ótimo exercício, pois trabalha a região dos glúteos e o quadrado lombar, fortalecendo e firmando essas regiões.

Como fazer a prancha lateral

  • Deite-se de lado no chão;
  • Coloque o seu antebraço apoiado com o cotovelo abaixo da linha do ombro;
  • Em seguida, levante o corpo, fazendo com que ele fique apoiado apenas pelos pés e antebraço, mantendo-o na diagonal; nesse sentido, os seus pés podem tanto ficar apoiados um no outro quanto no chão;
  • Por fim, permaneça parado nessa posição pelo tempo que conseguir ou de acordo com as instruções do seu personal; depois, basta trocar de lado e repetir o exercício.

Recomendações e contraindicações

Por ser considerado um exercício de alta carga de resistência e que demanda muita força muscular, a prancha lateral é recomendada principalmente para praticantes de musculação, que já tenham certa experiência com treinos de core. Dessa forma, o exercício deve sempre ser guiado e avaliado por um profissional qualificado.

Em contrapartida, a prancha lateral não é indicada para pessoas que possuem problemas ósseos ou na coluna, bem como aqueles com algum tipo de patologia nos quadris.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação