10 Razões Para Cortar Carboidratos Hoje Mesmo

medir cinturar

Acelere a perda de peso, ganhe massa e queime o excesso de gordura corporal. Tudo isso apenas se cortar carboidratos da sua vida

Cortar carboidratos significa adotar uma dieta low carb. Ou seja, deixar o arroz e a batata de lado. Sabe aquele pão no lanche da tarde? Pois é, você pode substitui-lo por alimentos ricos em proteínas. É preciso saber como eliminar carboidratos da alimentação e dar preferência a alimentos que não contêm carboidratos.

Veja 10 razões para cortar carboidratos de vez:

cortar carboidratos

1. Proteína também produz energia

Muitas pessoas pensam que cortar açúcar e carboidrato pode levar o corpo a produzir menos energia. Isso é um mito. Alimentos proteicos também fornecem combustível para o nosso corpo, sem adicionar quilos a mais.

2. Diminui risco de diabetes

Carboidratos em excesso levam a uma grande concentração de açúcar no sangue. Com isso a sua produção de insulina também aumenta. Evitar o abuso destes alimentos ajuda a prevenir doenças como diabetes.

3. Perda de peso

A primeira pergunta que as pessoas fazem é “cortar carboidratos emagrece quantos quilos”. Tudo depende do seu estilo de vida e se você pratica exercício físico. O que é certo é que carboidratos engordam com mais facilidade e diminuir o seu consumo leva a uma perda rápida de peso.

4. Faz com que você coma mais saudável

Tirar o arroz, o pão e a batata do dia a dia obriga você a substituir estes alimentos. Com isso você comerá mais frutas, legumes, verduras e proteínas animais.

5. Reduz o risco de demência

Diversas pesquisas mostram que os carboidratos influenciam no surgimento de sintomas de doenças como Alzheimer. Outros distúrbios e demências também são associados aos alimentos ricos em carboidratos.

batata doce carboidratos

6. Trocar o carboidrato simples pelo complexo

Existem dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos. Cortar carboidratos simples, como massas e pães, tem inúmeros benefícios. Já os complexos são vitais para a nossa saúde e são eles que regulam uma parte fundamental do nosso cérebro.

Aderir a uma dieta low carb significa buscar enriquecer seu cardápio com carboidratos complexos como: lentilha, batata doce, cenoura, beterraba e alimentos integrais.

Por que substituir um pelo outro? Porque cortar carboidratos totalmente da dieta pode ser prejudicial. A falta de carboidrato causa sintomas como desmaios, pressão baixa e cansaço.

7. Melhora seu desempenho físico

Quando buscamos outras fontes de energia, como as proteínas, temos um desempenho físico melhor. Com isso, sentimos mais vontade de praticar esportes e facilidade para fazer academia, por exemplo.

8. Sono tranquilo

Quem come menos carboidratos e mais proteínas diminui a concentração de hipocretina. A substância controla nosso equilíbrio energético e, quando em excesso, provoca insônias e perturbações no sono.

9. Você comerá mais fibras

Como a maioria dos alimentos integrais tem grau elevado de fibras, você terá um trânsito intestinal muito melhor. As fibras também auxiliam diretamente na perda de peso.

10. Sem riscos cardíacos

Livrar-se dos açúcares significa viver uma vida sem problemas de coração.

frutos secos oleaginosas

 

Fonte: Alternative and Complementary Therapies

Crédito das Imagens: Unsplash e Pexels