Quais são os perigos de ácido úrico elevado? Como tratar? Tire suas dúvidas agora

Saber o que causa ácido úrico elevado no seu corpo é muito importante, pois permite que você consiga evitar doenças e tratar ainda no início. Para isso, o site Saúde Lab trouxe várias informações relevantes sobre os sintomas e riscos de adoecer. Continue lendo e saiba com mais detalhes!

Descubra o que causa ácido úrico

De modo geral, o ácido úrico é uma substância produzida pelo nosso corpo após o processo de digestão das proteínas que ingerimos. O excesso dessa substância é eliminado pelos rins por meio da urina, porém algumas pessoas acabam ficando com esse ácido acumulado no sangue e ele se aloja nas articulações.

As doenças mais comuns causadas pelo ácido úrico elevado ou Hiperuricemia são a Gota, Cálculos Renais e Nefropatia Renal. E esse quadro é mais comum no público masculino de acordo com as estatísticas disponíveis.

Então, para que você consiga fazer a prevenção desse problema que causa inúmeros sintomas, é fundamental que você saiba o que causa ácido úrico elevado com mais detalhes e como tratar.

Sintomas de ácido úrico elevado

O ácido úrico deve ficar abaixo do limite de 6,8mg/dl no sangue. Caso contrário, quando elevado se transforma em cristais de urato e estes se alojam nas articulações.  Logo, o corpo apresenta sintomas como sinais de alerta.

Os sintomas mais comuns são:

  • dor e inchaço importante nas juntas;
  • dificuldades para andar;
  • calor local e aspecto avermelhado nos locais afetados, principalmente no dedão dos pés e nas mãos.

Popularmente, a doença conhecida como Gota é a mais comum de se ver, e seu nome é devido ao formato que ela se apresenta nas juntas.  Ao longo deste texto você vai descobrir os vilões que pioram e certos tipos de alimentos podem causar o aumento do ácido úrico. Acompanhe!

Má alimentação

Como você pôde ler no tópico acima, o ácido úrico é produzido a partir da decomposição que o organismo humano faz da proteína ingerida. Logo, comer alimentos que são ricos em purina, substância que dá origem ao ácido, pode acabar aumentando o nível dele no corpo. Portanto, evite comer em excesso carne vermelha, peixes e frutos do mar, pois esses possuem uma grande concentração de purina.

Veja também: 9 dicas para fazer escolhas saudáveis no mercado – Confira!

Bebida alcóolica em excesso

Ainda sobre o que causa ácido úrico, saiba que o consumo em excesso de bebidas alcóolicas pode desencadear a produção em grande quantidade dessa substância. Por isso, é recomendado ingerir por dia apenas cerca de 30 g de álcool.

Ácido úrico elevado causa problemas renais

Uma das preocupações são a saúde dos rins. E como o excesso do ácido úrico lesa esses órgãos, pessoas que já possuem doenças renais devem ficar em alerta. Elas possuem mais chances de desenvolverem um quadro de ácido úrico descontrolado. Isto é, devido a não eliminarem a purina do organismo corretamente através do xixi, ele acaba ficando na corrente sanguínea de modo que chega na região das articulações do corpo.

dor nos dedos por excesso de ácido úrico
Quais são os perigos de ácido úrico elevado? Como tratar? Tire suas dúvidas agora. Foto: Canva PRO

Tratamento

Agora que você já sabe o que causa ácido úrico entenda como funciona o tratamento. Pois bem, após o diagnóstico médico que poder feito com exames de sangue para dosar o ácido úrico, análise das queixas e sintomas.

O tratamento é feito por meio de medicamentos para aliviar dores, anti-inflamatórios, analgésicos e corticoides . Além disso, é recomendado fazer uma mudança alimentar, por exemplo, ingerir menos carnes vermelhas e frutos do mar.

Como evitar?

Pessoas que estão com sobrepeso, consomem excesso de bebida alcoólica e alimentos contraindicados precisam agir rapidamente para reverter esse quadro. Hipertensos e diabéticos também estão nesse grupo de risco e ter complicações pelo aumento do ácido úrico.

Assim sendo, para evitar que p ácido úrico fique elevado é indicado comer alimentos que sejam naturais, como frutas, legumes e verduras, além de cereais e castanhas. Isso porque, esses alimentos possuem uma baixa quantidade de ácido úrico.

Experimente incluir:

  1. mais frutas cítricas como a laranja e o limão;
  2. alho e cebola também são ótimos anti-inflamatórios naturais, reduzem colesterol e melhor pressão alta;
  3. conheça também os benefícios da cenoura que ajuda na eliminação de excessos do ácido úrico.

Como diminuir o ácido úrico com a alimentação

A Dra nutricionista Tânia Rodrigues, CRN3-2486, explica no vídeo de hoje o que comer para controlar o ácido úrico. Clica e confira!

Compartilhe seu amor
Enf. Raquel Souza de Faria
Enf. Raquel Souza de Faria

Sou Raquel Souza de Faria, Enfermeira (COREN – MG 212.681) Especialista em Docência do Ensino Superior, Consultora de Enfermagem em Núcleo de Segurança do Paciente, Gestora de Serviços de Atenção Básica/Saúde da Família. Empresária e Empreendedora, amante da Fitoterapia e das Terapias Holísticas, oferecendo bem-estar e prevenção de doenças como Auriculoterapêuta e Esteticista.
E-mail: [email protected]

Artigos: 214