Qual é a maneira correta e segura de armazenar queijos? Aprenda como fazer

A princípio, o armazenamento dos alimentos é essencial para a conservação deles. Entretanto, alguns tipos de alimentos, por serem naturais ou mais perecíveis, precisam de uma atenção especial quanto a isso. Os queijos são grande exemplos disso, visto que podem estragar facilmente se não forem bem armazenados. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar qual é a maneira correta e segura de armazenar queijos.

De antemão, os queijos são ingredientes vastamente utilizados na cozinha, e das mais variadas formas. Cada um possui suas qualidades, apresentando texturas, gostos e firmezas únicas. Por outro lado, todas essas características podem ser facilmente comprometidas se você não souber a melhor maneira de armazenar queijos.

Princípios ao armazenar queijos

Antes de mais nada, para poder armazenar queijos corretamente, é preciso entender um princípio básico. Os queijos mais frescos, de consistência mais mole, possuem maior nível de água do que os queijos mais firmes e rígidos. Ou seja, um queijo do tipo frescal possui mais água do que um parmesão, por exemplo.

Sob esse ponto de vista, quanto mais fresco o queijo for, mais água ele irá possuir. Isso faz com que ele precisa se refrigerado em temperaturas menores do que a de um queijo mais firme. Por outro lado, é preciso conciliar esse princípio com a forma de armazenamento. Logo, além de ter atenção quanto a temperatura, é preciso se atentar aos recipientes e embalagens em que cada tipo de queijo precisa ser armazenado.

Queijo do tipo frescal

Tendo em mente os princípios básicos, é possível começar a armazenar queijos de forma mais segura. No caso do queijo frescal, por ser um queijo bastante fresco, ele possui bastante água. Com isso, ele precisa permanecer na prateleira superior da geladeira, na porção onde há uma menor temperatura. Quanto ao recipiente, o ideal é que ele seja mantido em um bom pote, de preferência no mesmo em que ele foi comprado.

Queijo mussarela

No mercado, é possível comprar o queijo mussarela de diversas formas, porém as mais comuns são com a peça inteira ou em fatias. Em ambos os casos, o ideal é que você divida o queijo em duas partes iguais, sendo uma para uso posterior e outra para uso frequente. Feita essa divisão, ambas as partes devem ser enroladas em plástico filme, procurando retirar o máximo de ar possível, e guardadas na parte alta da geladeira.

Armazenar queijos curados

A princípio, talvez você já tenha ouvido falar que o queijo curado ou meia-cura pode ficar para fora da geladeira. Contudo, o ideal é fazer isso apenas com um pedaço dele, para ser consumido em um dia. O restante deve ser enrolado em um papel especial para queijos, podendo utilizar o plástico filme como alternativa, e ser armazenado na gaveta de legumes da geladeira.

Queijo parmesão

Por fim, o queijo parmesão é um dos tipos mais utilizados na cozinha, entrando na categoria de queijos mais firmes e, consequentemente, com menos água. No caso de uma peça do queijo, é possível enrolar ele em papel, plástico filme ou papel alumínio, e colocar na gaveta da geladeira. Por outro lado, se você tiver aberto um pacote de queijo parmesão ralado, ele pode ser simplesmente colocado em um pote ficar em uma das prateleiras da geladeira.

A seguir, assista um vídeo do canal O quejÓlatra do Youtube que ajuda a esclarecer melhor o assunto.

Leia mais: Sobras de pizza; veja como fazer para armazenar e até quando consumir

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915