Qual exame detecta gordura no fígado? Saiba como é feito o diagnóstico do problema

A esteatose hepática, popularmente chamada de gordura no fígado, infelizmente é uma condição de saúde bastante comum. Se não for devidamente tratada, a saúde do fígado é severamente prejudicada, e consequentemente toda a nossa saúde acaba sendo afetada. Portanto, venha com o SaúdeLab, confira qual exame detecta gordura no fígado, e aprenda a combater o problema.

Sem dúvidas, o fígado é um dos nossos órgãos mais vitais. Mas em compensação, ele também é um dos mais sensíveis, podendo ter sua saúde alterada por inúmeros fatores. Logo, devemos sempre ficar muito atentos com os cuidados que nosso fígado necessita, e manter todos os cuidados necessários para garantir a saúde e bom funcionamento dele.

Esteatose hepática: o que é, e quais as causas?

Talvez você não saiba, mas o fígado é um órgão responsável por metabolizar inúmeras substâncias e compostos presentes no nosso organismo. Um desses compostos é o álcool, que por ser extremamente tóxico para a saúde, precisa ser metabolizado de alguma forma. Por isso que o consumo excessivo de bebidas alcóolicas acaba lesionando e sobrecarregando o fígado.

Sob o mesmo ponto de vista, as gorduras também são metabolizadas pelo fígado, e podem ser prejudiciais para ele quando consumidas em excesso, ou não devidamente eliminadas. Nesses casos, elas acabam se acumulando no órgão, prejudicando a saúde a funcionamento dele. É justamente esse fenômeno que caracteriza a gordura no fígado. Quando ela não é tratada, pode evoluir para um fibrose hepática e até mesmo para uma cirrose.

Leia mais: Tem gordura no fígado? Conheça 10 alimentos recomendados para se livrar do problema!

Mas qual exame detecta gordura no fígado?

Por incrível que pareça, existem múltiplas formas de se detectar a gordura no fígado. A primeira delas, e talvez a mais comum, é o exame de sangue. Através dele, é possível avaliar o perfil hepático e possíveis lesões, e analisar os níveis de albumina, substância produzida pelo fígado que, se estiver baixa, indica problemas no órgão.

O segundo exame é o ultrassom abdominal total. Com o uso do ultrassom, o médico é capaz de observar e examinar o aspecto e textura do fígado, e determinar se ele de fato está gorduroso ou não. Obviamente que esse tipo de exame só pode ser feito por um médico especializado no fígado.

Por fim, mas não menos importante, é a tomografia abdominal. Esse exame permite uma visualização mais clara do estado do fígado, através de imagens capturadas pelo aparelha da tomografia. Infelizmente, esse exame costuma sair mais caro, e portanto é muito menos acessível. Então no aspecto geral, se você está na dúvida de qual exame detecta gordura no fígado, você pode apostar no exame de sangue sem problemas.

Quando devo procurar o atendimento médico?

Agora que você sabe qual exame detecta gordura no fígado, resta apenas conhecer os sintomas da doenças. Afinal, se você não souber o que ela causa, você pode estar sofrendo com a esteatose hepática sem ao menos saber. Dito isso, confira a seguir os principais sintomas da gordura no fígado:

  • Urina de coloração mais escura
  • Dores abdominais
  • Icterícia (pele ou olhos amarelados)
  • Cansaço
  • Inchaço no abdome
  • Fezes de coloração mais clara
  • Redução de massa magra
  • Desenvolvimento de manchas claras pelo corpo

Leia mais: Azeite faz mal para o fígado? Entenda seus efeitos na saúde

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915