Book Appointment Now
Qual o melhor chá para baixar a diabetes? Escolha a melhor opção
De antemão, o principal problema para quem sofre de diabetes é o aumento dos níveis de glicose no sangue. Afinal, a diabetes impede que a pessoa possa regular esses níveis normalmente. Mas felizmente, existem chás que são considerados aliados nessa questão. Dito isso, venha com o SaúdeLab, saiba qual o melhor chá para baixar a diabetes, e conheça algumas das opções.
Geralmente, costumamos pensar que a glicemia só é afetada pelo consumo de doces e açúcar. Apesar de realmente ser um dos principais fatores, está longe de ser o único. Muitas plantas e ervas medicinais têm o potencial de reduzir a glicemia, através do consumo de chás. Então quem sofre de diabetes pode se beneficiar muito com eles, e deve incluir na rotina do dia a dia se for possível.
Qual o melhor chá para baixar a diabetes?
A princípio, não tem como eleger apenas um único e melhor chá para baixar a diabetes. Diversos tipos de ervas conseguem exercer essa ação de forma eficiente, e vale a pena conhecer algumas delas. Sendo assim, confira a seguir alguns exemplos:
- Sálvia: uma das vantagens do chá de sálvia é que a ação hipoglicemiante dele serve tanto para o controle da diabetes, quanto para a prevenção dela em pré-diabéticos.
- Moringa: as propriedades hipoglicemiantes dessa planta podem ser encontradas na forma de cápsulas, mas ela é igualmente benéfica como chá.
- Pata-de-vaca: apesar de ser conhecida por outros efeitos, a pata-de-vaca também ajuda a reduzir a glicemia. Inclusive, ela apresenta um composto que age de forma muito similar à insulina no nosso corpo.
- Canela: por incrível que pareça, a canela é um produto que melhora o aproveitamento do açúcar no organismo. Isso afeta positivamente a resistência à insulina e a diabetes em si.
Leia mais: Chá para baixar o açúcar no sangue: confira 7 opções poderosas
A alimentação também faz toda a diferença
Mesmo tomando o melhor chá para baixar a diabetes, a condição ainda pode ser agravada se o diabético não ficar atento com sua alimentação. Conforme fora dito, o consumo de doces e açúcar é um dos principais fatores que prejudicam a diabetes. O motivo por trás disso não é necessariamente o açúcar, e sim os carboidratos no geral, sendo essa a chave para uma dieta saudável.
De maneira geral, o diabético deve evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos. Não precisa necessariamente proibir eles, apenas reduzir as porções. Com isso, doces, alimentos industrializados, fast-foods e similares acabam sendo péssimas opções. Em compensação, alimentos integrais, vegetais e frutas são excelentes, desde que a preferência seja por aqueles de baixo índice glicêmico.
Outras dicas importantes para cuidar da diabetes
Independente da sua escolha de melhor chá para baixar a diabetes, vale salientar que a adição de mel ou açúcar nele vai fazer com que a bebida tenha mais carboidratos. Portanto, se você tem esse hábito, tenha cuidado, e adicione no máximo um adoçante. Por fim, conhecendo todos esses cuidados, resta apenas reforçar que as orientações e acompanhamento médico são indispensáveis para qualquer caso de diabetes.
Leia mais: Remédio caseiro para pigarro na garganta: 12 opções eficazes e veja quando buscar ajuda profissional