Chá de camomila baixa a pressão mesmo? Ou seria apenas um mito

A riqueza em propriedades do chá de camomila é um dos motivos de sua popularidade

Alguns chás são considerados aliados no controle da pressão arterial e, consequentemente, da hipertensão. Entretanto, também existem que podem provocar o aumento dela, representando um grande risco para a saúde de diversas pessoas. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e descubra se é verdade que o chá de camomila baixa a pressão, ou se é apenas um mito.

De antemão, o chá de camomila está entre os chás mais populares e consumidos de todos. E motivos para isso não falta, visto que a erva é muito rica em propriedades medicinais. Contudo, essa riqueza em propriedades pode gerar bastante confusão também. Com isso, os efeitos da camomila sob a nossa pressão arterial podem deixar muitas pessoas receosas, especialmente as hipertensas.

Propriedades da camomila para a saúde

  • Ameniza o estresse e ansiedade: sem dúvidas, o efeito mais popular da camomila é a sua ação calmante. Uma das formas em que ela se manifesta no organismo é reduzindo a hiperatividade no cérebro e a liberação de cortisol, fatores ligados com a ansiedade e o estresse.
  • Aumenta a qualidade do sono: essas mesmas propriedades calmantes também são excelentes para melhorar o sono durante a noite, agindo como um sedativo e tranquilizante no organismo.
  • Combate problemas de pele: por incrível que pareça, a camomila é capaz de acalmar a pele em condições como dermatites, alergias e até mesmo queimaduras causadas por raios solares.
  • Trata problemas gástricos: quem sofre de má digestão, azia ou náuseas pode aproveitar os compostos anti-inflamatórios da camomila para amenizar e tratar essas condições.

Leia mais: Chá de camomila faz mal para o coração? Descubra agora se pode tomar ou não

E o chá de camomila baixa a pressão ou não?

Conhecendo melhor algumas de suas propriedades, será mais fácil de entender se o chá de camomila baixa a pressão ou não. No caso, a bebida contém compostos denominados de flavonoides. Eles são de extrema importância para garantir a saúde dos vasos sanguíneos, e a elasticidade dos mesmos.

Juntamente à esse efeito, a camomila também apresenta substância consideradas vasodilatadoras. Ou seja, substâncias que promovem a dilatação dos vasos. Isso aumenta o calibre deles, o que obviamente facilita a passagem e trânsito de sangue por todo o corpo.

Em suma, a união de todas essas características, mais o efeito calmante que o chá de camomila possui, fica claro que ele possui um efeito muito benéfico para a hipertensão. Portanto sim, o chá de camomila baixa a pressão, e pode ser um grande aliado para a nossa saúde nesse aspecto.

Existe algum tipo de contraindicação para o consumo do chá de camomila?

Por fim, quem é hipertenso provavelmente vai poder aproveitar que o chá de camomila baixa a pressão sem ter que se preocupar com riscos para a saúde. A bebida é considerada bastante segura, e costuma ser contraindicada apenas para quem sofre de alguma alergia à camomila, ou que está fazendo o uso regular de algum medicamento. Nesse segundo caso, consulte um médico para ter certeza de que o chá será inofensivo para o seu organismo.

Leia mais: Quem tem pressão alta pode tomar chá de hibisco? Entenda a relação dele com a hipertensão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação