Quando expirar e inspirar na musculação? Conheça segredos que potencializam seu treino

A respiração é, sem sombra de dúvidas, um dos elementos mais importantes na hora da realização das atividades físicas e treinos, sejam eles de qualquer tipo. Afinal, é através da respiração que conseguimos concentrar as nossas energias para conseguir desempenhar melhor. Então, hoje o blog SaúdeLab vai te mostrar algumas dicas de quando expirar e inspirar na musculação.

Saiba que esses segredos são o plus para fazer com que a respiração durante o seu treino aconteça de forma natural e só ajude a melhorar os seus resultados.

Por que é importante saber quando expirar e inspirar na musculação?

O corpo humano precisa ainda mais de uma boa respiração durante a realização das atividades físicas, desde as mais leves até principalmente nas mais intensas. E o mais importante a saber a respeito disso é que a respiração precisa ser feita de um jeito adequado, para assim contribuir para um bom desempenho.

Portanto, siga na leitura e veja logo abaixo dicas para que você saiba quando expirar e inspirar na respiração.

Respire também pela boca

aprendendo a expirar e inspirar na musculação
Veja dicas de quando expirar e inspirar na musculação. Foto: Canva Pro

Respirar pelo nariz é o mais recomendado sempre, mas durante a prática de atividade física, também puxar o ar pela boca pode te ajudar. Isso porque a respiração do jeito mais tradicional é mais complicada com as movimentações e intensidades que o corpo dispõe na hora de se exercitar.

Além disso, fazer essa respiração pela boca também é importante para que o ato do exercício seja feito de forma mais confortável, evitando dores ou até mesmo a falta de ar que leva à perda da energia mais rapidamente.

Saiba quando expirar e inspirar na musculação

O momento certo de respirar é muito importante na hora de praticar musculação. A expiração, ou seja, o momento de liberar o ar, deve acontecer na hora do esforço maior. Ou seja, na hora executar o momento de levantar um haltere, por exemplo.

Já a inspiração, ou seja, o momento de puxar o ar para dentro dos pulmões, precisa acontecer na hora do retorno desse momento. Assim, isso ajudará não apenas a conseguir ter fôlego para fazer o treino, mas também vai garantir que o corpo fique mais estável para realizar as movimentações.

O que fazer caso falte ar

Se durante a realização da atividade física na musculação você sentir que não está conseguindo respirar corretamente, o ideal é pausar o movimento e dar um tempo para que o corpo se recupere. Nunca force o seu corpo além do limite, pois isso vai acabar por causar lesões e não terá nenhuma eficiência na musculação.

Compartilhe seu amor
Ana Claudia Araújo
Ana Claudia Araújo

Baiana de Salvador, tenho 24 anos e sou jornalista. Desde sempre apaixonada pela escrita, sou uma mulher que ama futebol e principalmente o meu time do coração!

Artigos: 38