Tomate faz mal para ácido úrico? Entenda melhor seus efeitos

Muitos alimentos afetam os níveis de ácido úrico, sendo preciso ter cuidado com eles

A princípio, assim como a grande maioria das frutas e vegetais, o tomate é um alimento extremamente nutritivo. A inclusão dele nas refeições do dia a dia pode fazer muitas maravilhas para a nossa saúde. Mas algumas pessoas evitam consumi-lo por receio dele aumentar o ácido úrico. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se comer tomate faz mal para ácido úrico mesmo, e saiba se pode haver algum risco.

Alguns alimentos específicos podem promover o aumento do ácido úrico. Quando isso ocorre, ele deixa de ser um composto natural do nosso organismo e passa a ser um grande risco para a saúde. Ou seja, saber quais alimentos tem essa capacidade, e se o tomate é um deles, é uma questão mais importante do que parece.

Por que o ácido úrico é ruim em excesso?

Quando o nosso organismo digere as proteínas presentes nos alimentos, é gerado um subproduto, que é o ácido úrico. Ele não é um composto que nosso corpo necessita de fato, ou do qual ele depende para atividades importantes. Consequentemente, para evitar que ele fique acumulado no nosso organismo, o ácido úrico acaba sendo eliminado através da nossa urina.

Dito isso, o equilíbrio do ácido úrico não pode ser garantido quando estamos com algum problema renal, que impossibilite a eliminação dele, ou quando consumimos proteínas em grandes quantidades. Nesses casos, ele passa a se acumular no corpo e a formar cristas, os quais se depositam nas nossas articulações. Esse fenômeno causa a gota, condição caracterizada por inflamações e dores nas articulações.

Leia mais: Quem tem ferritina alta pode comer tomate? Muita atenção agora

E o tomate faz mal para ácido úrico ou não?

Como o ácido úrico é gerado a partir da digestão de proteínas, alimentos que são ricos nelas devem ser evitados por quem já está com os níveis dele elevados. Os principais exemplos desses alimentos são de origem animal, como as carnes, leites e ovos. Já as frutas e vegetais, por mais que também contenham proteínas, elas não são tão expressivas assim, e o mesmo pode ser dito do tomate. Sendo assim, o tomate não faz mal para ácido úrico.

Inclusive, o tomate na verdade é considerado um alimento benéfico para controlar os níveis de ácido úrico. Ele apresenta vitamina C, que além de ser um potente antioxidante, tem ação uricosírica. É justamente essa ação que permite a redução do ácido úrico quando ele se encontra elevado. Ou seja, o tomate faz bem para ácido úrico.

Quais outros alimentos são bons para o ácido úrico?

Felizmente, existe muitas outras comidas que são fontes da vitamina C, e que portanto controlam o ácido úrico. Logo, eles podem ser excelente adições na dieta de quem sofre com a gota. Dito isso, confira a seguir os principais alimentos que são ricos em vitamina C, e que ajudam a reduzir o ácido úrico:

  • Acerola
  • Caju
  • Salsa
  • Goiaba
  • Pimentão
  • Brócolis
  • Limão
  • Couve
  • Kiwi

Leia mais: Feijão faz mal para ácido úrico? Entenda os cuidados indispensáveis na dieta

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação