Como escolher um queijo branco realmente saudável? Saiba fazer a escolha certa

Uma alimentação saudável se faz com a escolha dos alimentos adequados para sua necessidade. E, dentre os alimentos que podem gerar dúvidas está o queijo branco, afinal, são tão tipos e sabores que ficamos na dúvida sobre qual deles é o mais saudável e que realmente vai ajudar na dieta e nutrição.

Assim, para te ajudar, o SaúdeLAB vai explicar sobre o queijo branco, ou seja, aquele com menos teor de gordura e que pode ser mais útil na dieta.

Como escolher um queijo branco saudável

O queijo recomendado para o consumo diário é aquele com reduzido teor de gordura e calorias, o que preserva de forma natural as vitaminas e minerais que contém.

No entanto, o assunto pode ser controverso quando falamos da dieta low carb, afinal, o queijo com menos gordura, pode ter mais carboidratos, que talvez não seja a melhor opção neste tipo de dieta. Mas, vale lembrar que tudo começa com a quantidade a ser consumida. Esse sim é o fator preponderante.

Em termos gerais, o melhor é o queijo branco fresco ou frescal, devido ao seu menor teor de gordura. No entanto, a indústria alimentícia tem produzido queijos maduros e cremosos, com menor teor de gordura e calorias, e que por isso, podem ser incluídos nos queijos de consumo diário.

Desta forma, vamos analisar a composição de 100 gramas de Queijo Minas Frescal (queijo branco fresco):

  • Calorias: 56,1 kcal;
  • Proteína: 17,4 g;
  • Lipídios: 20,1 g;
  • Colesterol: 62 mg
  • Carboidratos: 3,2 g
  • Fibra alimentar: Não possui
  • Cálcio: 579 mg
  • Magnésio: 7 mg

Analisando os dados, podemos ver que o queijo minas frescal possui muitas vantagens como poucas calorias e ótima concentração de proteínas e principalmente o cálcio. Além disso, por ser um produto facilmente encontrado os preços podem ser mais atrativos.

Mas, vale lembrar que alguns cuidados não podem ser negligenciados ao escolher um queijo branco fresco, por exemplo, a produção do laticínio. Jamais compre de produtores que não possuam autorização pelo Ministério da Agricultura.

Outro aspecto importantíssimo é a data de validade, este tipo de produto possui validade curta, portanto atente-se para não levar produto vencido para cada e ter problemas sérios de saúde.

Leia também: O que fazer com a nata do leite? Veja benefícios e como reaproveitar corretamente

Tipos de queijos

São muitos os tipos de queijo, produto das diferentes espécies de bactérias e bolores utilizados na sua produção, bem como o seu tempo de maturação, diferentes níveis de gordura, tratamentos e, claro, o tipo de leite utilizado.

• Queijo Fresco: Caracterizam-se pelo sabor ao leite e por serem muito típicos de cada país de origem. Sua produção consiste na coagulação e desidratação do leite, sem processo de maturação ou técnicas adicionais de preservação. Por isso, é importante armazená-los na geladeira a 3-4 ° C. Entre os queijos frescos destacam-se o queijo minas frescal e também o queijo cottage. Este é outro queijo com baixo teor de gordura e baixo teor de sódio, razão pela qual costuma ser incluído em dietas de baixa caloria, além de ser recomendado para quem tem problemas cardiovasculares.

• Queijo Maduro: Caracteriza-se pelo seu aroma intenso e sabor acentuado, que se obtém através de um longo processo de maturação a uma temperatura determinada, dependendo do queijo. Alguns dos queijos maduros mais populares são o Cheddar e o Parmesão. Logo, estes são caracterizados por um maior teor de gordura, por isso devem ser preferidos apenas em ocasiões especiais ou uma vez por semana.

• Queijo cremoso: a palavra “creme” é sinônimo de gordura, portanto, o queijo cremoso tem uma quantidade significativa de creme em comparação com o queijo fresco. Isso permite que sua textura seja mais cremosa. A produção mais moderna é o cream cheese.

• Queijos verdes ou azuis: A sua cor é dada pela presença de bolores e caracterizam-se pelo seu sabor intenso e aroma acentuado. Contudo, devem ser armazenados em locais de alta umidade para se conseguir a proliferação de bolores. Entre os mais famosos estão o queijo gorgonzola e o roquefort.

• Queijo fundido: passa por um processo de maturação, que é interrompido pelo aquecimento, onde são eliminados os microrganismos responsáveis pelo seu sabor. É feito a partir de um ou dois queijos. Eles são caracterizados por uma longa vida útil e são práticos para lanches.

Portanto, um queijo branco saudável é o queijo fresco, e talvez o mais consumido nas dietas, evita o acúmulo de gordura e é rico em Vitaminas A, B e D e proteínas. Além disso, ajuda a prevenir doenças como a osteoartrite, pois é bom para as articulações e fibras musculares.

Veja também: 2 petiscos usando peixe: saiba como fazer receitas deliciosas e saudáveis

TRIPTOFANO: o que é, para que serve e onde encontrar

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Compartilhe seu amor
Angelica Weise
Angelica Weise

Angélica nasceu em Agudo (RS). Mora em Santa Cruz do Sul (RS); É jornalista formada pela UNISC. Tem especialização em Mídias na Educação (FURG), e Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede (UFSM). Gosta de pedalar aos finais de semana e tem dois gatos que lhe fazem companhia enquanto trabalha. Já escreveu para Revista Vida Simples e Você S/A. Atualmente escreve para a Folha Go, na sessão WebNews e Pets. É repórter da Aupa (https://aupa.com.br/) Contato: (65) 99924-8700 - [email protected]

Artigos: 29