Quem tem colesterol alto pode comer ovo? Você esteve enganado esse tempo todo

Mesmo sendo um problema comum, muitos não sabem lidar com o colesterol alto

Atualmente, por causa da rotina agitada, cada vez mais pessoas têm piorado os seus hábitos alimentares. As consequências disso para a saúde são diversas, mas uma das mais expressivas é o aumento do colesterol. Esse é um problema que pode ser bem grave, especialmente se a alimentação não for consertada. Sob esse ponto de visa, o SaúdeLab vai ensinar se é verdade que quem tem colesterol alto pode comer ovo, ou não.

De antemão, o ovo por si só não costuma ser um problema para a saúde. Inclusive, assim como as carnes vermelhas, ele é considerado uma excelente fonte de proteínas, que são indispensáveis para a nossa sobrevivência. Mas até os alimentos mais saudáveis podem ser tornar problemáticos em determinadas condições de saúde.

O que significa ter o colesterol alto?

Você muito provavelmente já ouviu falar que existem dois tipos de colesterol, o bom e o ruim. Porém esses termos não muito corretos, visto que na realidade existe apenas um único tipo. E por incrível que pareça, o colesterol em si é muito importante para o organismo. Ele é uma gordura que faz parte da composição da membrana das nossas células, e está presente inúmeras partes do nosso corpo.

Dito isso, o que costumamos classificar como colesterol bom e ruim na verdade são as lipoproteínas HDL e LDL, respectivamente. Elas carregam o colesterol pelo nosso corpo, mas se diferenciam na forma em que elas realizam essa tarefa. No caso, o LDL é menos eficiente, e conforme transporta o colesterol, parte dele se deposita nos vasos. Isso leva à formação de placas de gordura, causando a aterosclerose e outros outros problemas cardiovasculares.

Leia mais: Colesterol HDL é bom ou ruim? Saiba o que é, para que serve no organismo

E quem tem colesterol alto pode comer ovo?

Conforme fora dito, o ovo é rico em proteínas, assim como as carnes vermelhas. Mas diferente delas, o ovo não é uma fonte de gorduras expressiva. Ou seja, ele não promove o aumento do colesterol ou do LDL. Nesse aspecto, quem tem colesterol alto pode comer ovo sim. Mas o modo de preparo dela pode fazer toda a diferença.

No caso, quando ovo é cozido ou mexido, e não leva muitos outros ingredientes, ele mantém boa parte das suas propriedades originais. Entretanto, um ovo frito, por exemplo, precisa de óleo ou manteiga para ser feito. Estes por sua vez são fontes de gorduras, e elevam os níveis de colesterol. Portanto, quem tem colesterol alto não pode comer ovo se ele for frito.

O que comer e não comer para melhorar o colesterol?

Tendo em mente que as gorduras são responsáveis por aumentar o colesterol, é necessário evitar quaisquer alimentos que sejam ricos nelas. As carnes vermelhas que foram citadas são um bom exemplo disso, visto que mesmo sendo ricas em proteínas, elas acabam sendo ruins para o colesterol por causa de suas gorduras. Sob esse mesmo ponto de vista, é preciso tomar cuidado com frituras, fast-foods, carnes embutidas, leite e derivados.

Por fim, as opções boas felizmente são bastante variadas. Geralmente os alimentos fontes de fibras são ótimas opções. Mas só o fato da comida ser nutritiva e não conter muitas gorduras já faz dela boa para o colesterol alto. Portanto confira a seguir alguns exemplos:

  • Carnes brancas
  • Laranja
  • Linhaça
  • Alimentos integrais
  • Maçã
  • Feijão
  • Sementes de abóbora
  • Alface
  • Grão-de-bico
  • Tomate
  • Limão

Leia mais: Banana faz mal para quem tem gordura no fígado? Por essa você não esperava

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação