Quem tem dengue pode comer banana? Saiba se a fruta pode causar algum dano

Infelizmente, mesmo com as campanhas de conscientização, a dengue ainda é um problema bem grave e recorrente em algumas regiões do Brasil. E como nem todo mundo acaba se informando sobre a doença, são poucos os que sabem que a alimentação pode ajudar a recuperação da dengue. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem dengue pode comer banana, e o que evitar comer.

A princípio, a banana é uma fruta muito conhecida pelos seus benefícios. Mas ao mesmo tempo, também existem muitos dizeres sobre ela, que apontam algumas situações em que ela pode ser prejudicial. A questão é que nem sempre esses dizeres são verdadeiros, o que pode fazer com que muitos deixem de aproveitar essa fruta incrível.

Dengue: transmissão, sintomas e combate

Talvez você esteja familiarizado com algumas características da dengue, mas é sempre bom reforçá-las. Começando pelo fato de que a dengue é uma doença viral, e é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Em alguns casos, a dengue pode ser hemorrágica, apresentando sintomas mais graves como sangramentos, manchas vermelhas e vômitos. Mas no geral, a dengue costuma causar sintomas como:

  • Náuseas
  • Dores de cabeça
  • Falta de apetite
  • Febre
  • Dores generalizadas
  • Mal estar

Em relação ao tratamento, é importante procurar o atendimento médico para receber as devidas orientações. No caso, alguns medicamentos podem ajudar na recuperação, mas muitas vezes a principal abordagem é apenas manter uma boa hidratação. Por isso a melhor forma de combater a dengue é com a sua prevenção.

Leia mais: Dengue, quantos dias de repouso? Fique atento os sintomas e os cuidados

E quem tem dengue pode comer banana?

Diferente de outras doenças, especialmente as gastrointestinais, a dengue não tem uma relação muito próxima com a nossa alimentação. Contudo, como os alimentos afetam a nossa saúde como um todo, através de seus nutrientes. Portanto questionar se quem tem dengue pode comer banana é importante para ter noção de se ela pode atrapalhar ou não na recuperação da doença.

Por incrível que pareça, existem sim algumas frutas que podem ser problemáticas para a dengue. Por exemplo, a cereja, amora, melão e morango, que são ricas em salicilatos e compostos antitrombóticos. Estes nutrientes interferem no acesso do organismo à vitamina C, um outro nutriente de extrema importância para recuperação do organismo. Felizmente, a banana não é uma das frutas com esse potencial. Portanto quem tem dengue pode comer banana tranquilamente.

O combate à dengue é de extrema importância

Conforme fora dito, a melhor maneira de combater à dengue é através da prevenção. E como ela é uma doença que afeta muitas regiões do país, esse combate precisa ser feito por todos nós, não apenas por quem é sofre com a dengue. Sob esse ponto de vista, para prevenir a dengue de se espalhar, é necessário impedir que o Aedes aegypti possa se reproduzir, e a resposta para isso está na água.

De maneira geral, o mosquito da dengue deposita os seus ovos em locais que tenham água parada. Os principais exemplos são garrafas, vasos de plantas e pneus abandonados, mas tudo o que puder acumular água pode se tornar um criadouro para o mosquito. Portanto precisamos estar sempre atentos com as superfícies ao nosso redor. As garrafas que jogamos fora precisam ser descartadas corretamente, e os vasos de plantas e tigelas de animais em casa nunca devem acumular água por muito tempo.

Leia mais: Banana é remosa? Entenda como ela interfere na cicatrização

Compartilhe este conteúdo
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915
plugins premium WordPress

VIRE A CHAVE PARA EMAGRECER

INSCRIÇÕES GRATUITAS E VAGAS LIMITADAS