Quem tem diverticulite pode comer mamão? Saiba como a fruta pode interferir no quadro

Conheça os alimentos que são considerados bons e ruins para a diverticulite

Por ser uma doença pouco difundida, e nem tão comum, muitas pessoas não sabem bem o que é a diverticulite. Consequentemente, as causas, sintomas e características dela são bem desconhecidas. Isso pode ser problemático para as pessoas que eventualmente desenvolverem a diverticulite. Sendo assim, para que você tenha uma maior noção, o SaúdeLab vai ensinar se quem tem diverticulite pode comer mamão, e o que é preciso evitar.

Geralmente, quando se fala de condições de saúde que podem ser causadas ou agravadas pela nossa alimentação, costumamos pensar na diabetes, hipertensão, obesidade e similares. Mas a verdade é que muitas doenças sofrem influência dos alimentos que consumimos. Afinal, os nutrientes presentes neles influenciam a saúde do organismo das mais variadas formas.

Entendendo o que é a diverticulite

Primeiramente, a diverticulite é basicamente uma doença inflamatória que afeta o nosso intestino. Ela recebe esse nome pois as inflamações afetam os divertículos do intestino em específico. Os divertículos por sua vez são estruturas que se desenvolvem no órgão com o passar do tempo. Eles podem ser definidos como pequenas saliências ou bolsas que surgem com o envelhecimento, ou através do sedentarismo, tabagismo e outros fatores.

Por estarem no intestino, os divertículos são expostos a todo tipo de conteúdo, inclusive fezes. Com essa exposição, os divertículos podem sofrer com inflamações e infecções. Quanto aos sintomas, a diverticulite causa bastante dor e desconforto abdominal, mas pode haver febre e náuseas. Como ela é um problema intestinal, nossa alimentação afeta diretamente a diverticulite. Por isso é importante entender se quem tem diverticulite pode comer mamão.

Leia mais: Quem tem diverticulite pode comer queijo? Entenda as restrições

Quem tem diverticulite pode comer mamão?

A princípio, o grande motivo por trás desse questionamento é que o mamão é um alimento riquíssimo em fibras. Esse tipo de nutriente é muito conhecido pelos efeitos que ele possui no intestino. Logo, como a diverticulite afeta o mesmo órgão, faz sentido questionar quem tem diverticulite pode comer mamão. Inclusive por muito tempo foi dito que a mamão de fato pode ser prejudicial.

Felizmente, hoje sabemos que esse não é o caso. Na realidade, um alimento rico em fibras pode ser bastante benéfico para que sofre de diverticulite. O que contribui para isso é a capacidade das fibras de melhorarem o funcionamento intestinal, e de manter o órgão protegido. Dito isso, fica claro que quem tem diverticulite pode comer mamão sim, desde que esse consumo moderado e orientado por um médico.

Outras fontes de fibras boas para a diverticulite

Por fim, como as fibras são aliadas da diverticulite, vale a pena conhecer outros alimentos que sejam ricos nesse nutriente tão importante. Afinal, a alimentação não pode depender apenas do mamão nesse aspecto. Sendo assim, confira a seguir alguns exemplos de fontes de fibras:

  • Alimentos integrais
  • Grãos
  • Frutas, com casca quando possível
  • Sementes
  • Vegetais, crus quando possível

Vale salientar novamente que a orientação de um médico na dieta para diverticulite é indispensável. Essas mesmas fibras que podem beneficiar e prevenir a doença podem ser prejudiciais durante uma crise, por exemplo. Portanto tome esse cuidado antes de acrescentar esses alimentos no seu dia a dia.

Leia mais: Quem tem diverticulite pode comer banana? Fique por dentro dos detalhes

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação