Quem tem epilepsia o que não pode comer? Entenda melhor a questão

Por incrível que pareça, a epilepsia é uma condição que sofre influência da alimentação

A princípio, a epilepsia é um problema relativamente comum. Algumas pessoas já tiveram episódios espaçados, enquanto outras precisam lidar frequentemente com ela. Mas algo que precisa ser mais disseminado é o impacto que a alimentação tem nessa condição. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e saiba mais sobre quem tem epilepsia o que não pode comer.

Pode parecer estranho à primeira vista, porém a epilepsia realmente sofre influência da nossa dieta Dependendo do que comemos no dia a dia, os episódios podem ser mais frequentes ou graves. Logo, para quem já sofre muito com epilepsia, esse acaba sendo um cuidado indispensável para a saúde do organismo.

Quem tem epilepsia o que não pode comer? 

Antes de explicarmos sobre a alimentação da pessoa epiléptica, vamos entenda mais sobre essa condição de saúde. Mas, definir a epilepsia pode ser um pouco complicado. Ela é um fenômeno que ocorre no nosso cérebro e que se consiste, basicamente, em uma alteração no funcionamento dele e na organização dos sinais elétricos conduzidos no mesmo. Em relação aos sintomas, eles podem se demonstrar de diferentes formas.

Geralmente associamos a epilepsia às manifestações mais graves dela. Nesses casos, ela altera a respiração, causa contrações musculares em todo o corpo e até nos faz perder controle da bexiga urinária e salivação. Entretanto, a epilepsia pode ser muito mais sutil. Algumas pessoas ficam em estado de alerta, enquanto outras se desligam momentaneamente, mantendo um olhar fixo.

Agora, quanto às causas e gatilhos da epilepsia, eles variam bastante de uma pessoa para outra. Entretanto, existem alguns fatores que são mais comuns. Como exemplo deles, podemos citar:

  • Neurocisticercose
  • Lesões cerebrais generalizadas
  • Abuso de bebidas alcoólicas
  • Consumo de drogas ilícitas

Alimentação deve ser diferenciada?

Conforme fora dito, bebidas alcóolicas são um dos incitadores da epilepsia. Logo, o que consumimos de fato pode piorar e instigar essa condição. No caso, uma pessoa epilética não pode comer alimentos que ricos em substâncias como a cafeína e carboidratos. Ambas afetam o funcionamento do nosso sistema nervosos de maneira negativa para quem sofre desse de epilepsia.

Sob esse ponto de vista, vale mencionar que até alimentos benéficos, como frutas, podem ser problemáticos. Claro que nenhum alimento é completamente proibido para a epilepsia, mas os exemplos a seguir devem ser consumidos com muita moderação. Assim, quem tem epilepsia o que não pode comer esses alimentos em excesso:

  • Manga
  • Grão de bico
  • Banana
  • Café
  • Damasco
  • Laranja
  • Figo
  • Lentilha
  • Doces industrializados

Outros cuidados importantes com a epilepsia

Agora que você sabe sobre quem tem epilepsia o que não pode comer, resta apenas ficar por dentro de outros cuidados que essa condição necessita. O primeiro, e talvez o mais importante, é o acompanhamento médico. Se você tem histórico de epilepsia, especialmente de crises longas, é indispensável que você mantenha visitas regulares ao médico. Ademais, pois mais importante que a alimentação seja, o uso de medicamentos é crucial.

Por fim, também não podemos deixar de falar que os cuidados com a epilepsia devem envolver as pessoas ao redor de quem sofre desse problema. Durante uma crise epiléptica severa, é preciso tomar cuidado com a sua interferência e sempre manter a calma.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação