Quem tem gordura no fígado pode comer ovo? Conheça os erros mais comuns

Pessoas que sofrem com esteatose hepática devem ficar bem atentas com suas refeições

Nosso fígado cumpre com funções extremamente vitais para o bom funcionamento do nosso organismo. Entretanto, a saúde desse órgão pode ser prejudicada facilmente através da nossa alimentação. Isso é ainda mais problemático quando o fígado já está afetado por alguma condição prévia, como a gordura no fígado. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se quem tem gordura no fígado pode comer ovo, e o que é preciso evitar.

À primeira vista, o ovo é um alimento simples, nutritivo e bastante seguro. Mas ele infelizmente é suscetível à contaminações, podendo causar uma doença bacteriana chamada de salmonelose. Esse problema fez com que o ovo ganhasse uma fama muito negativa para as pessoas, as quais passaram a acreditar que ele pode ser prejudicial para a saúde dos nossos órgãos.

Problemas da gordura no fígado

Uma das principais funções do fígado é metabolizar as gorduras presentes nos alimentos. Contudo, quando o consumo de gorduras é elevado, essa função do órgão é sobrecarregada, e parte dessas gorduras acabam se acumulando e depositando nas células do fígado. Isso leva à esteatose hepática, que é popularmente chamada pelas pessoas de gordura no fígado.

Além de prejudicar a função do órgão, o acúmulo de gordura do fígado também gera inflamações no mesmo. Esse fenômeno por sua vez é responsável por consequências mais graves. No caso, as inflamações podem causar cirrose, hepatite e até mesmo câncer de fígado em alguns casos. Sabendo que a alimentação pode ser um problema para o fígado, é realmente importante questionar se quem tem gordura no fígado pode comer ovo.

Leia mais: Banana faz mal para quem tem gordura no fígado? Por essa você não esperava

Quem tem gordura no fígado pode comer ovo?

Felizmente, o ovo por si só não é considerado um alimento gorduroso. Na realidade ele é uma excelente fonte de proteínas, o que é ótimo para substituir carnes vermelhas em algumas refeições, visto que elas podem ser bem gordurosas. Mas vale salientar que a clara do ovo é a parte mais rica nessas proteínas. Portanto quem tem gordura no fígado pode comer ovo sim, especialmente se você priorizar as claras.

Por outro lado, o modo de preparo do ovo pode fazer toda a diferença. Se ele for preparado na manteiga ou frito em óleo, por exemplo, o ovo passa a ter muita gordura em sua composição. Logo, quem quem tem gordura no fígado não pode comer ovo dessa forma. O ideal é que o ovo seja consumido cozido ou mexido, e temperado com pouco sal, azeite e outros ingredientes leves.

A alimentação para esteatose hepática

Obviamente, qualquer alimento rico em gorduras será prejudicial para o fígado gorduroso. Sendo assim as frituras, fast-foods, carnes embutidas e processadas, alimentos congelados e similares devem ser evitados. Mas também é bom comentar que bebidas alcóolicas, mesmo não sendo gordurosas, também são péssimas para essa condição. Afinal, o álcool é uma substância muito tóxica para o fígado.

Por fim, conhecendo melhor os alimentos que são ruins para gordura no fígado, resta apenas saber quais podem ser benéficos. No caso, as escolhas acabam sendo as frutas, vegetais, carnes brancas, grãos e alimentos integrais no geral. Todas essas opções podem ser muito nutritivas, e possuem baixíssimas quantidades de gorduras.

Leia mais: O ovo é remoso? Será que pode afetar sua saúde de maneira negativa? Descubra aqui

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação