Book Appointment Now
Quem tem pedra na vesícula pode comer feijão? Saiba como ele pode afetar
Juntamente com o arroz, o feijão é a base da alimentação da grande maioria dos brasileiros. Ele não só é muito saboroso, como também é um alimento natural extremamente nutritivo. Contudo, algumas pessoas tem receio que o feijão possa ser prejudicial para a vesícula biliar. Portanto o SaúdeLab vai ensinar se quem tem pedra na vesícula pode comer feijão, e como ele pode afetá-la.
À primeira vista, pode parecer estranho pensar que o feijão possa afetar a vesícula biliar de alguma forma. Mas por incrível que pareça, a saúde e funcionamento dela estão diretamente ligados com a nossa alimentação. Da mesma forma que existem alimentos capazes de prejudicar a vesícula, também há aqueles que podem ser bem benéficos.
Que tipo de alimento faz mal para a vesícula?
De antemão, as grande maioria das pessoas que desenvolvem pedra na vesícula se alimentam frequentemente de alimentos gordurosos. Ou seja, fast-foods, frituras, carnes vermelhas, leite e derivados costumam estar presentes na dieta delas. O grande problema desse hábito alimentar é que ele favorece muito o aumento dos níveis de colesterol do nosso corpo, e estes por sua vez são os principais responsáveis pelas pedras na vesículas.
No caso, a vesícula biliar é responsável pelo armazenamento da bile, um líquido que é secretado durante a digestão para digerir gorduras. O principal componente da bile é o colesterol, e quando ele passa a ser excessivo no organismo, ocorre a formação das pedras nas vesículas, conhecidas também por cálculos biliares. Eles acabam impedindo que a bile seja secretada corretamente, causando problemas de saúde variados.
Leia mais: Quem tem pedra na vesícula pode comer tapioca? Clique aqui e descubra
E quem tem pedra na vesícula pode comer feijão?
Tendo em mente que o colesterol e as gorduras são os principais problemas dessa questão, é possível afirmar que sim, quem tem pedra na vesícula pode comer feijão sem problemas. Conforme fora dito, ele é um alimento natural muito nutritivo. Dentre seus componentes, podemos encontrar diversas vitaminas e minerais, mas nenhuma quantidade significativa de gorduras.
Na realidade, o feijão acaba sendo um alimento muito benéfico para ser acrescentado na dieta para pedra na vesícula. Ele contém bastante fibras em sua composição, as quais ajudam na digestão de gorduras. Consequentemente, elas também ajudam a reduzir os níveis de colesterol. Portanto, quem tem pedra na vesícula pode comer feijão quase que a vontade.
Procure incluir também outras fontes de fibras na sua alimentação
O feijão está longe de ser o único alimento rico em fibras que podemos consumir. Outros grãos e leguminosas, como a lentilha, grão de bico e ervilha também são fontes desse mesmo nutriente, e podem ajudar bastante a prevenir pedras na vesícula. O mesmo vale para a linhaça, abacate, aveia e muitos outros alimentos naturais. Portanto, o ideal é que você procure priorizar as frutas, vegetais e cerais na sua dieta.
Leia mais: Dieta para quem tem pedra na vesícula: conheça os alimentos liberados e proibidos