Book Appointment Now
Quer emagrecer? Aposte no chá de gengibre e veja os inúmeros benefícios
O chá de gengibre ganhou fama nos últimos tempos por auxiliar em dietas de emagrecimento. De fato, a raiz, que tem origem na Ásia e é consumida há mais de 3 mil anos, é rica em antioxidantes e tem um poderoso efeito diurético. Entretanto, seus benefícios não param por aí. Portanto, confira hoje no SaúdeLab tudo o que você precisa saber sobre essa bebida!
Ademais, veja também como a sua saúde se beneficia da ingestão do chá de gengibre e fique atento às contraindicações. Em geral, a raiz pode ser encontrada em sua forma fresca ou desidratada. Outra opção é usar o pó de gengibre para fazer a bebida. De todo modo, aprenda conosco o modo correto de preparo e confira também as indicações de uso.
Chá de gengibre e sua ação no organismo
Além de seu efeito termogênico e diurético, o chá de gengibre também é antioxidante e anti-inflamatório, atuando no controle do sobrepeso e de diversas enfermidades. Ademais, confira agora os 10 principais benefícios da raiz para a sua saúde.
Os 10 benefícios do chá de gengibre
1. Auxilia em processos de perda de peso
O gengibre é, de fato, um ótimo potencializador de dietas que buscam diminuir o peso corporal. Isso acontece devido ao seu efeito termôgenico e diurético, que acelera o metabolismo e faz com que as gorduras e líquidos acumulados no corpo sejam liberados de forma mais rápida.
2. Regula a pressão arterial
O chá de gengibre oferece propriedades vasodilatoras e anticoagulantes, que promovem o relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue. Além disso, a raiz ainda possui uma enzima chamada angiotensina, que contrai os vasos sanguíneos, ajudando a pressão alta.
3. Evita gases intestinais e a azia
O gengibre também possui compostos bioativos como o gingerol e a zingerona, com propriedades anti-inflamatórias que relaxam a musculatura do estômago e intestino, além de diminuir a acidez no estômago, o que evita a formação de gases e processos de azia.
4. Combate a diabetes
Por possuir poderosos compostos fenólicos, como o gingerol e o curcumeno, o chá de gengibre também oferece uma ação antioxidante capaz de proteger as células do pâncreas, mantendo os níveis corretos de insulina e evitando a resistência à ela. Desse modo, ele é um ótimo prevensor da diabetes.
5. Combate infecções
Os compostos bactericidas e antimicrobianos do gengibre atuam no organismo auxiliando no combate a doenças respiratórias como resfriados, gripes, asma e bronquite. Do mesmo modo, ele também atua de forma positiva no controle de infecções na boca e garganta.
6. Alivia dores musculares
Outros compostos bioativos do gengibre são o cineol e o borneal. Assim, eles oferecem uma ação analgésica, anti-inflamatória e calmante, ajudando a aliviar dores musculares e alguns sintomas de artrite, reumatismo e artrose.
7. Atua na prevenção de doenças cardiovasculares
Os compostos anti-inflamatórios do chá de gengibre também atuam inibindo a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Dessa forma, a bebida melhora a circulação sanguínea e previne doenças como infarto, arterosclerose e derrame.
8. Melhora processos de náuseas e vômitos
O chá de gengibre oferece propriedades antieméticas, que atuam aumentando o espaçamento do estômago, e, consequentemente, melhora sintomas como náuseas e vômitos de pacientes com infecção intestinal ou que estejam passando por processos de quimioterapia. Tais propriedades também evitam males como refluxo e má digestão.
9. Previne alguns tipos de câncer
Por conter altas taxas de antioxidantes e compostos bioativos, o chá de gengibre auxilia no combate aos radicais livres no organismo, impedindo o desenvolvimento de células cancerígenas.
10. Alivia as cólicas menstruais
O efeito analgésico do chá de gengibre também é muito eficaz no controle das dores oriundas do ciclo menstrual.
Como fazer o chá de gengibre
Ingredientes
- 2 a 3cm de gengibre fresco;
- 180ml de água.
Modo de preparo
Coloque o gengibre fresco em uma panela com a água e deixe ferver por 10 minutos. Em seguida, basta coar e tomar o chá. Outra forma de preparar a bebida é utilizando 1 colher de sopa de gengibre em pó para 1 litro de água ou 1 colher de sopa de gengibre desidratado para 1 xícara de água.
ATENÇÃO: O consumo acima de 5g diárias de gengibre pode provocar dores no estômago, arritmia cardíaca, diarreia e sonolência.
Quem não deve usar
Durante a gravidez, o gengibre pode ser utilizado em uma quantidade máxima de 1g por dia, não ultrapassando 3 dias seguidos. Além disso, ele não deve ser consumido perto do trabalho de parto.
Do mesmo modo, o chá de gengibre não deve ser tomado por pessoas que possuem pedra na vesícula ou doenças hemorrágicas. Assim, não é permitido ingeri-lo junto a medicamentos anticoagulantes. Ademais, indivíduos diabéticos e com pressão alta devem consultar um médico para avaliar o uso da bebida, a qual, em certos casos, causa hipoglicemia.