Quer ser mais ativo? Adote um cachorro e veja 5 benefícios incríveis para a saúde

Confira como esse 'melhor amigo' pode influenciar seu bem estar e te livrar do sedentarismo

Sem dúvidas, ter um cachorro em casa é como ter um companheiro e amigo que proporciona experiências únicas. Entretanto, poucas pessoas sabem que esse pet também pode beneficiar a sua saúde de diversas formas. Portanto, se você quer ser mais ativo, adote um cachorro e venha com SaúdeLab conferir os benefícios que ele oferece.

A primeira vista, pode parecer estranho pensar que um cachorro possa contribuir para a manutenção de sua saúde, e até mesmo te tornar uma pessoa mais ativa. Contudo, existe uma série de fatores e costumes que tornam isso uma realidade muito proveitosa e benéfica, tanto para você quanto para o próprio cachorro.

Cachorros combatendo o sedentarismo

A princípio, ao adotar um cachorro é necessário exercer uma série de responsabilidades para garantir o bem estar dele. Como animal, além dele necessitar de bons cuidados e alimentação, ele também precisa se exercitar. Nesse quesito, como tutor do cachorro, você pode aproveitar para se exercitar com ele. Brincadeiras e caminhadas, por exemplo, ajudam a manter você mais ativo.

Ser mais ativo leva a benefícios cardiovasculares

Ao passar tempo com o cachorro, você também pode aproveitar de diversos benefícios cardiovasculares. Um desses benefícios é o bem estar que a convivência proporciona. Pesquisas mostram que vários hormônios são estimulados na troca de energia com os animais, dentre eles aumento da serotonina e dopamina que incidem na redução de estresse, ansiedade e consequentemente reduz pressão arterial. Ademais, através de mecanismos similares, pode haver também uma queda nos níveis de colesterol e triglicérides.

Prevenção e auxílio contra doenças

Tendo em mente os benefícios cardiovasculares, vale citar as doenças que acabam tendo seus riscos reduzidos ao ter um cachorro em casa. Os passeios que você faz com ele, por exemplo, além de te deixar mais ativo, pode diminuir o excesso de peso e o risco de diabetes. Ademais, em casos de derrames ou ataques cardíacos, os perigos também são menores quando se têm a companhia de um cachorro.

Combate contra a depressão para ser mais ativo

De antemão, é fácil compreender que os cachorros trazem muita alegria para a nossa casa e para as nossas famílias. Tal alegria pode ser tanta que, dependendo do cenário, o pet pode diminuir o risco de depressão no tutor. Geralmente, essa redução ocorre em tutores idosos ou em homens diagnosticados com alguma doença grave, porém o benefício ainda é real, e pode ajudar te ajudar a ser mais ativo ainda.

Melhorias no sistema imunológico

Por fim, por incrível que pareça, os cachorros podem nos ajudar a aprimorar o nosso sistema imune, especialmente quando o contato com o pet é precoce. Obviamente, o cachorro precisa sempre estar limpo, bem cuidado e saudável para pode oferecer esse benefício, mas ele é de fato real. As melhorias no sistema imune incluem até mesmo na redução de ocorrências de alergias.

Leia mais: 8 Motivos Para Fazer Atividade Física De Acordo Com Especialista

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação