Rapé é bom para sinusite? Descubra quais são as vantagens e desvantagens dele

Rapé é bom para sinusite? – Quem sofre de sinusite sabe o quão incômoda ela pode ser as vezes, ainda mais durante crises. E o pior é que em alguns casos ela pode ser difícil de se controlar ou combate. Mas algumas pessoas acreditam que o rapé possa ser usado com uma medida paliativa para esse problema.

Portanto o SaúdeLab vai ensinar se o rapé é bom para sinusite, e quais são as vantagens e desvantagens dele.

Existe muita polêmica a respeito do uso do rapé para a saúde. Enquanto muitos defendem que ele seja benéfico, especialmente para o sistema respiratório, há também quem aponte ele como um produto extremamente nocivo.

Esses dois pontos de vista foram dominando uns aos outros com o tempo, de forma que o rapé já foi um produto bastante usado, mas hoje enfrenta muito receio. Por isso vale a pena conhecê-lo melhor.

É verdade que o rapé é bom para sinusite?

Em suma, podemos definir a sinusite como uma condição inflamatória que atinge a mucosa dos seios nasais. Ela costuma causar congestão nasal, coriza, espirros, dores na região do rosto e sintomas similares.

Dependendo do que inalamos pelo ar na rotina, ela a sinusite pode piorar. Logo, justamente por ter muito receito a respeito de seu uso, é difícil de acreditar que o rapé é bom para sinusite de fato.

No caso, realmente não há como afirmar que o rapé é uma cura para a sinusite. Mas por outro lado, para alguns casos, ele pode de fato ajudar a aliviar alguns dos sintomas.

Sendo assim, o rapé é bom para sinusite pois combate boa parte dos incômodos que ela causa. E para tirar proveito dessa propriedade, basta inalar um pouco do pó de rapé na palma da mão, ou com auxílio de um canudo.

A sinusite é uma condição que requer atenção e tratamento médico

Conforme fora dito, o rapé é bom para sinusite pois age como uma medida paliativa, mas não como uma solução para o problema. Ou seja, você até pode usar ela para evitar muitos problemas com a sinusite.

Porém essa condição só pode ser devidamente controlada e combatida através de um tratamento apropriado, que por sua vez só pode ser acessado se você consultar um otorrinolaringologista ou outro médico da área.

E o rapé pode mesmo fazer mal para a nossa saúde?

A princípio, o pó de rapé é feito basicamente a partir de plantas, especificamente de folhas e raízes secas de plantas medicinais. Ele pode apresentar desde erva-doce e cravo-da-índia até ervas mais específicas, como a imburana e o cumaru-de-cheiro.

Inclusive o fato de que o rapé é bom para sinusite acaba sendo reforçado nas versões dele que apresentam canela e hortelã.

Por outro lado, o que causa tanto receio à respeito de seu uso são os rapés de má qualidade. Existem versões que recebem diversos aditivos nocivos. E um dos mais problemáticos e comuns deles é o tabaco.

Sendo assim, um rapé genérico e de péssima qualidade tem grandes chances de fazer mal para a saúde. Mas se você bem onde comprar um bom rapé, essas chances são reduzidas drasticamente.

Leia mais:

Compartilhe este conteúdo
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915
plugins premium WordPress

VIRE A CHAVE PARA EMAGRECER

INSCRIÇÕES GRATUITAS E VAGAS LIMITADAS