Book Appointment Now
Refrigerante caseiro de Cola: conheça os ingredientes da receita secreta
A Coca-Cola é, certamente, um dos refrigerantes mais famosos que há. No entanto, alguns estudos comprovam que o consumo em excesso da bebida está diretamente ligado a alguns prejuízos significativos para a saúde. Tendo isso em vista, o SaúdeLab trouxe hoje a receita do refrigerante caseiro de cola.
Nessa versão, os principais componentes do refrigerante convencional que geram danos ao organismo não são utilizados. Portanto, saiba quais são os ingredientes utilizados e fique por dentro de curiosidades interessantes sobre essa bebida famigerada.
Refrigerante caseiro de cola
Muito mais do que uma marca de refrigerante, a Coca-Cola é um ícone que ultrapassa gerações. De fato, é saborosa e ideal para acompanhar diversos pratos, bem como reunir pessoas queridas para confraternizar.
A receita original e famosa, guardada há 125 anos ainda continua sendo um mistério. Contudo, depois de muitas tentativas de descobri-la, alguns ingredientes foram encontrados via engenharia reversa.
Mesmo assim, ainda não é possível reproduzir 100% do sabor da Coca-Cola, pois o ingrediente secreto, o chamado 7X, continua sendo uma incógnita.
Desse modo, os ingredientes encontrados na receita secreta que podem servir de base para o refrigerante caseiro de cola são:
- 8 oz de álcool (oz é uma unidade de medida – unidade de onças – essa quantidade convertida para ml resulta em 236,5882375 de álcool);
- 20 gotas de óleo de laranja;
- 10 gotas de extrato de canela;
- 20 gotas de óleo de limão;
- 10 gotas de óleo de noz-moscada;
- 5 gotas de extrato de coentro;
- 10 gotas de Neroli (óleo de Bergamota).
Assim sendo, esses ingredientes passaram a ser conhecidos devido uma publicação no jornal de Atlanta, cidade em que o refrigerante foi criado. Na época, uma foto que apresentava os ingredientes passou despercebida. Foi então que os produtores do programa de rádio This American Life verificaram, tempos depois, que se tratava da receita da bebida escrita à mão pelo seu criador, John Pembertom.
Diante de tal “descoberta”, várias tentativas de reproduzir o refrigerante foram feitas e algumas obtiveram sucesso, sendo que pessoas experimentaram e até não souberam diferenciar a verdadeira Coca-Cola da versão caseira; é o que afirma essa publicação de 2011 da Time.com.
Malefícios da Coca-Cola
Nada melhor do que uma bebida refrescante num dia de calor ou para acompanhar uma refeição, não é mesmo? Contudo, como já foi mencionado, o consumo de refrigerantes sem moderação é um fator que pode prejudicar a saúde a médio e longo prazo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Ioannina, na Grécia, o consumo exagerado da Coca-Cola pode levar o individuo à hipocalemia; ou seja, quando há uma baixa taxa de potássio no sangue.
Esse quadro pode resultar em fraqueza muscular, inclusive, em casos mais graves, gerar paralisia. Além disso, o refrigerante pode facilitar o desenvolvimento de vício, bem como outros problemas relacionados à ingestão exagerada de açúcar; isto é, obesidade, diabetes, comprometimento da estrutura dentária e outros.
E por falar em açúcar (glicose), esse é um dos ingredientes vilões no refrigerante. Ademais, a frutose e a cafeína formam o tripé responsável pelos malefícios do consumo sem cautela da Coca-Cola.
Fazendo o refrigerante caseiro de cola
Agora vamos à prática. A receita que você pode fazer em casa e que trouxemos hoje é uma versão inspirada da receita original do Vitor Hugo, do Prato Fundo. Veja, portanto, os ingredientes necessários:
Concentrado de sabor 7X
- 10 gramas de casca de laranja;
- 4 gramas de canela em pau;
- 10 gramas de raspa de limão taiti;
- 1 grama de semente de coentro;
- 4 gramas de folha de limão kaffir;
- 80 mL de vodca (teor: 37,5% álcool);
- 1 grama de noz-moscada;
- 80 mL de álcool de cereais (teor: 98% álcool).
Xarope base
- 250 mL de água com gás (gelada);
- 25 gramas de açúcar mascavo (para o caramelo);
- 150 gramas de açúcar cristal;
- 25 gramas de açúcar cristal (para o caramelo);
- 250 mL de água;
- 1 mL de extrato de baunilha;
- 25 mL suco de limão taiti;
- 1,5 grama ácido cítrico;
- 7 mL de concentrado 7X.
Modo de preparo
É super importante seguir todas as etapas de preparo; confira todo o passo a passo:
Concentrado de sabor 7X
- Numa panela, misture casca de laranja, de limão, coentro, canela, noz-moscada, kaffir e álcool de cereais;
- Em seguida, aqueça em fogão de indução ou sem chama até levantar fervura, cerca de 5 minutos. E remova do calor, repita 2 vezes;
- Adicione 40 mL da vodca e deixe descansar por 24 horas. NÃO LEVE AO FOGO com chama;
- Em seguida, filtre o álcool com filtro de café e lave os resíduos com o restante da vodca. Guarde em frasco com tampa.
Xarope base
- Numa panela, faça caramelo escuro com açúcar mascavo e cristal. Tenha bastante cuidado, caramelo é bem quente;
- Em seguida, adicione a água aos poucos ao caramelo, irá espirrar e borbulhar. Misture para dissolver o caramelo;
- Adicione o açúcar cristal e mexa bem para dissolver. Desligue o fogo e deixe esfriar por 5 minutos;
- Em seguida, acrescente suco de limão, ácido cítrico, baunilha e concentrado. Misture bem. Transfira para recipiente e deixe esfriar;
- Por fim, num copo adicione 50mL do xarope base e complete com 250mL água com gás.
Leia também: Refrigerante caseiro de laranja: faça essa delícia refrescante e saudável para os dias quentes