Refrigerante caseiro de limão: prepare essa versão saborosa, leve e com menos açúcar

Acompanhe as instruções e prepare o seu próprio refrigerante

Nada melhor do que uma bebida geladinha e refrescante nos dias de calor, não é mesmo? O mês de setembro é conhecido por ser um dos períodos mais quentes do ano em diversas regiões do Brasil, marcando temperaturas em torno dos 40 graus. Tendo isso em vista, o SaúdeLab trouxe hoje o passo a passo para você aprender como fazer refrigerante caseiro de limão.

Veja, portanto, essa receitinha super leve e que precisa de menos açúcar para ficar deliciosa. A bebida é um ótimo acompanhamento e ideal para substituir as versões industrializadas.

Como preparar refrigerante caseiro de limão

O refrigerante caseiro de limão tem uma série de benefícios: o primeiro deles é que a bebida é saudável e não vai te tirar da dieta, pois leva menos açúcar do que os refrigerantes convencionais super processados, mesmo as versões light/diet.

Além disso, a receita é super fácil de fazer, contém poucos ingredientes e pode ser feita facilmente sempre que você quiser, pois é realmente muito prática, embora precise de um tempo considerável para ser feita corretamente.

Mas antes de aprender como preparar esse delicioso refrigerante caseiro, é interessante falar sobre os motivos pelos quais deve-se tirar os refrigerantes industrializados da rotina alimentar.

Malefícios do refrigerante

Nem só de açúcar o refrigerante é feito, outros componentes como sódio, xarope de milho, ácido fosfórico, saborizantes, corantes e outras substâncias são as responsáveis por tornar a bebida tão danosa à saúde.

Isso porque o refrigerante está associado ao aumento de peso, diabetes tipo 2, enfraquecimento dos dentes e ossos, aumento da pressão arterial, cálculo renal, doenças cardíacas e outros.

Portanto, o consumo exagerado e a longo prazo do refrigerante é um agente importante para o desenvolvimento de problemas de saúde, uma vez que o açúcar e os outros componentes facilitam o aparecimento de tais prejuízos.

Ademais, o refrigerante processado não tem nenhum valor nutricional; ou seja, não contribui de forma positiva para o organismo e seus processos fisiológicos, diferentemente de sucos e vitaminas naturais feitos com frutas.

Dessa forma, é interessante e necessário substituir o refrigerante por opções mais saudáveis e leves. Uma ótima substituição é fazer o seu próprio refrigerante, usando menos açúcar e ingredientes naturais.

Veja, então, como preparar uma receitinha maravilhosa, cheia de sabor e prática! O refrigerante caseiro de limão vai te surpreender; aproveite.

Ingredientes do refrigerante caseiro

Refrigerante caseiro de limão: prepare essa versão saborosa, leve e com menos açúcar
Refrigerante caseiro de limão: prepare essa versão saborosa, leve e com menos açúcar – Imagem: Canva Pro

 

Para fazer o refrigerante caseiro de limão você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 300 ml de suco de limão (pode usar o cravo, siciliano ou galego);
  • 2 litros de água mineral;
  • Meio quilo de açúcar (evite usar o cristal, priorize o mascavo ou demerara);
  • Cascas de limão a gosto;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo

Fazer esse refrigerante leve e saboroso é muito fácil, mas requere um pouco de tempo; confira o passo a passo:

  • Lave bem os limões, depois esprema, coe e reserve;
  • Em seguida, numa panela, coloque a água e o açúcar e deixe ferver por 2 minutos;
  • Quando estiver totalmente frio, transfira para um balde especial para fermentação de bebidas, esterilizado com tampa;
  • Em seguida, adicione o suco de limão e reserve por cerca de 12 horas;
  • Junte as cascas do limão e deixe descansar por mais 12 horas;
  • Em seguida, engarrafe a bebida numa garrafa limpa e deixe parada por uma semana, em local escuro, para que a fermentação natural se complete;
  • Por fim, quando for servir, deixe algum tempo na geladeira para que fique gelada e acrescente gelo ao copo.

Leia também: Refrigerante caseiro de laranja: faça essa delícia refrescante e saudável para os dias quentes

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação