Gravidez de Cláudia Raia entra no 4º mês SEM interromper exercícios físicos: saiba os riscos

Confira o que pode e o que não durante a gestação e não coloque a saúde em riscos

A gravidez da atriz Cláudia aos 55 anos continua gerando dúvidas sobre o que pode ou não pode fazer na gestação sem causar riscos à saúde. Ela declarou recentemente que mantém ativa sua rotina de exercícios físicos na gravidez. Mas será que há restrições? Quais os cuidados necessários nesse período? Confira aqui no Site do SaúdeLAB os precisam de mais atenção.

A gravidez é um período na vida da mulher que gera dúvidas sobre o que está liberado e não oferece riscos à segurança e manutenção da saúde. Além do acompanhamento médico para controle de vacinas, reposição de vitaminas, existem muitas demandas para preservar a saúde da mãe e do bebê que está gerado.

Exercícios físicos na gravidez, o que pode fazer sem riscos?

A atriz Cláudia Raia aos 55 anos está com sua gestação a todo vapor, entrando na 19ª semana. Ela afirma que sua rotina de exercícios físicos se mantém ativa e tudo corre dentro da normalidade.

Mas afinal, quais são as modalidades que favorecem a saúde da gestante? O que é necessário fazer para evitar complicações na gravidez?

A partir do momento em que a gestante faz seu controle de pré-natal, o médico avalia suas condições físicas para liberar as práticas de exercícios na gravidez. E de acordo com o Ministério da Saúdea atividade física tem sido proposta como medida preventiva e terapêutica para reduzir as complicações da gestação e melhora da saúde materno-infantil“.

Desde que não haja contraindicações, alguns tipos de exercícios físicos na gravidez são mais indicados, pois visam fortalecer os músculos do assoalho pélvico, melhorar a circulação sanguínea e o sono, aumentar a flexibilidade e reduzir ansiedade. Sobretudo, eles devem preparar o corpo da mulher para a hora do parto.

Nesse interim, a gestante acostumada com treinos em academia deve reduzir a intensidade, pois o que se pretende é manter a boa forma e evitar ganho de peso em excesso.

1 ao 3 mês

Até 13ª semana a gestante deve optar por exercícios leves, como alongamentos, por exemplo. Aqui os de baixo impacto são prioridade.

4º ao 6º mês

Nessa fase, entre o 4º e 6º mês gestacional as atividades já podem ser um pouco mais elaboradas, desde que acompanhadas por um educador físico ou personal trainer.

7º ao 9º mês

Enfim, a partir do 7º mês até o final da gestação a prioridade é manter a coluna protegida ao máximo possível. Há riscos de tonteira, desequilíbrios pelo peso da barriga, logo, é preciso evitar exercícios de alto impacto. Executar as modalidades sentada, deitada e com a coluna apoiada é o mais importante durante os exercícios.

Leia também: Gravidez após os 50 anos: entendendo os limites biológicos e científicos

exercícios físicos na gravidez apoiados
Fazer exercícios físicos na gravidez é saudável, mas requer cuidados. Fonte: Canva PRO

Ioga na gravidez

A ioga é um dos exercícios físicos na gravidez que proporciona muitos benefícios. Além de potencializar o controle da respiração, ele relaxa e promove bem-estar à gestante e ao bebê em formação.

Hidroginástica é bom durante a gestação?

Outra modalidade na rotina de atividades físicas na gravidez é a hidroginástica. Por ser realizada dentro d’água ela diminui os impactos e sobrecarga nas articulações e melhora o condicionamento físico. Mas atenção, seu início deve ser a partir do 3º mês gestacional e com libração do obstetra.

Pilates: exercícios físicos na gravidez de baixo impacto

Em cada trimestre da gravidez o corpo da gestante vai mudando para acomodar o bebê no seu útero. E uma das mudanças que mais geram dores e desconforto são as alterações na coluna. Para diminuir esses incômodos, exercícios físicos para gravidez que dão mais alívio são os do pilates. Além de causarem baixo impacto eles cumprem bem o papel de fortalecer os músculos abdominais, os da coluna e melhorar o sono, pois são super relaxantes.

Quais exercícios físicos na gravidez devem ser evitados?

Exercícios físicos na gravidez são bem-vindos sempre. Contudo àqueles que aumentam muito a frequência cardíaca, acima de 140 batimentos, por exemplo, devem ser excluídos. Essa alta atividade cardíaca não é benéfica para a circulação de sangue na placenta.

Aliás, no início da gravidez os agachamentos, polichinelos e trações de peso também devem ficar de lado. Mas entre o 4º e 6º mês de gravidez as atividades físicas já podem ser um pouco mais elaboradas, desde que acompanhadas por um educador físico ou personal trainer.

A partir do 7º mês, o bebê já está mais crescido e o seu peso passa a incomodar cada vez mais. Logo, escolhas exercícios que protejam a coluna e evite os exigem muito equilíbrio do corpo.

Andar a cavalo (equitação), esquiar, mergulhar e os demais que ofereçam risco de queda ou pressão na barriga

Treino de academia na gravidez

Os exercícios de contato (judô, karatê, jiu-jitsu etc.), aulas de jump, levantamento de peso excessivos são alguns tipos de exercícios na gravidez que devem ser evitados. Consulte sempre seu médico para seguir as melhores recomendações.

Continue lendo: Gravidez de Claudia Raia reacende sonho de mulheres acima dos 50 e ginecologista explica

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação