Book Appointment Now
Qual o intervalo ideal para troca das roupas de cama? Confira agora!
Nada mais gostoso que deixar em uma cama com lençóis limpinhos e cheirosos. Se fosse possível trocaríamos diariamente, mas, haja tempo e dinheiro para isso. Afinal, dá um certo trabalho na hora de lavar. Aliás, você sabe qual o intervalo ideal para troca das roupas de cama? Não? Então, hoje você vai aprender aqui, no SaúdeLAB.
Inclusive, para fazer uma boa limpeza e organização da casa, nada pode ficar de fora. Os quartos, por exemplo, por serem os nossos espaços pessoais e os principais locais de descanso, precisam sempre estar bem cuidados. Um dos cuidados mais importantes é em relação a cama, especificamente as roupas dela.
A princípio, a cama é um dos móveis que mais utilizamos na casa, visto que toda noite precisamos dela para dormir. Esse contato tão fiel e frequente faz com que os cuidados com a cama sejam muito importantes. As roupas de cama, por exemplo, não servem apenas para enfeitar ela, mas também faz parte de todo o conforto que ela proporciona. Logo, elas precisam ser trocadas e arrumadas sempre que necessário.
A importância de trocar as roupas de cama
Conforme foi dito, todos os dias temos muito contato com a cama. Passamos horas nela diariamente para podermos dormir, e isso faz com que ela exerça um papel fundamental no nosso descanso. Logo, as roupas de cama possuem influência direta no nosso bem-estar e na nossa saúde. Ou seja, ela precisa de mais atenção e cuidados do que pensamos, especialmente em relação as roupas de cama.
A primeira vista, pode parecer difícil de acreditar, mas quando deixamos de trocar as roupas de cama, ou não cuidamos delas corretamente, elas podem ser responsáveis por uma série de problemas respiratórios. Dentre eles estão a bronquite, asma, crises alérgicas e rinite. Estes por sua vez, causam diversos prejuízos a saúde, como tosse, obstrução nasal, falta de ar e até mesmo pneumonia. E os responsáveis? Na maioria das vezes são os ácaros, fungos e a poeira que se acumulam ao longo dos dias.
Quando fazer a troca da roupa de cama
Tendo em mente todos os possíveis riscos e prejuízos de não trocar as roupas de cama, fica claro o quanto é preciso fazer trocas periódicas delas. Sendo assim, o tempo ideal de troca seria uma vez por semana, visto que costumamos transpirar bastante a noite. Por outro lado, a fronha da cama possui um exposição diferente, e no caso dela, é preciso trocar com mais frequência, cerca de duas vezes por semana.
A princípio, o tempo para a troca das roupas de cama não é algo constante. Existem alguns fatores que podem encurtar esse tempo, como o calor. Durante o verão, algum período quente, costumamos transpirar mais. Logo, a frequência de troca aumenta, necessitando fazê-la a cada 4 ou 5 dias. Ademais, se mais de uma pessoa dorme na mesma cama, há ainda mais transpiração e proliferação microbiana, aumentando ainda mais a frequência.
Leia também: Por que você não deve higienizar roupas íntimas na hora do banho?
Redobre o cuidado com crianças e idosos
Caso tenha crianças ou idosos em casa, é necessário ficar ainda mais atento com a troca das roupas de cama. Por terem uma imunidade mais baixa, esses grupos podem ser contaminados mais facilmente por bactérias presentes nos tecidos. Por isso, é importante que fique ainda mais alerta com a higiene dessas duas faixas etárias em específico.
Mantenha seus ambientes arejados
Além do que foi falado acima, existem outros pontos que podem ajudar a manter suas roupas de cama limpas por mais tempo. Uma delas, por exemplo, é a circulação do ar. É muito importante que os ambientes sejam arejados diariamente. A ventilação evita a presença de fungos, por exemplo o mofo, o que pode prejudicar sua saúde, principalmente para quem tem problemas respiratórios.
Principais cuidados com a cama
Além da troca das roupas, existem outros cuidados muito essenciais para preservar o estado da cama e a saúde do ambiente. Sob esse ponto de vista, evite sempre subir na cama com os pés sujos, bem como colocar toalha molhadas sob ela. Ademais, se você quiser evitar que as roupas de cama fiquem com cheiro de armário, tente colocar elas em sacolas separadas.
Por fim, a organização também pode exercer um papel importante na manutenção da cama. Como a frequência da troca de roupas pode variar bastante, procure sempre ter pelo menos 3 jogos de lençóis para nunca faltar quando necessário. Juntamente a isso, procure usar por último os jogos que foram lavados recentemente lavados, para garantir um bom ciclo das roupas.
Veja também: Alérgico ao amaciante? Veja opções que deixam sua roupa macia e cheirosa do mesmo jeito
DICAS VALIOSAS de como cuidar da sua MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS com muito carinho
A máquina de lavar roupas é indispensável em nosso dia a dia. Mas, você sabe mesmo como usá-la corretamente de modo a evitar danos a ela e às suas roupas? Veja os melhores truques e dicas hoje.