Sabonete de Girassol: para que ele serve? Como usá-lo corretamente?

Você conhece o sabonete de girassol? Tanto as sementes quanto o óleo extraídos dessa planta são amplamente conhecidos pelos seus benefícios para a saúde. Porém pouco se fala sobre o sabonete que é feito a partir dela, que pode ser extremamente proveitoso para a pele. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar para que serve o sabonete de girassol e como usá-lo corretamente.

De maneira geral, o sabonete de girassol é feito a partir do óleo da mesma planta. Este por sua vez é muito empregado na comida, por ser uma opção de óleo mais saudável e benéfica. Mas também é aproveitado para cosméticos diversos, como é o caso do sabonete, por conter propriedades proveitosas para a pele.

Benefícios e utilidades do sabonete de girassol

  • Hidrata e amacia a pele: essa talvez seja uma das propriedades mais conhecidas desse sabonete. Ele é capaz de fazer uma hidratação muito profunda na pele, o que faz dele essencial para peles mais ressecadas. Ademais, ele também promove uma melhoria no aspecto dela, através do amaciamento.
  • Ajuda na cicatrização: por incrível que pareça, o sabonete tem propriedades que são reparadoras de tecidos da pele, fazendo com que ele ajude na cicatrização de pequenos cortes e ferimentos.
  • Combate a acne: graças a vitamina E presente no óleo de girassol, o sabonete possui um enorme potencial de limpeza. Isso permite com que ele possa combater a acne de forma eficiente.
  • Nutre a pele danificada: além das propriedades cicatrizantes, o sabonete de girassol também é bem nutritivo para a pele. Com a união dessas características, não só o aspecto da pele melhora como um todo, mas danos causados por dermatites, eczemas e erupções também podem ser reduzidos e tratados.

Leia mais: Benefícios do Óleo de Girassol: 10 principais motivos para usar sempre

Para quê o sabonete pode ser utilizado de fato?

Tendo em mente as suas propriedades, fica claro que o sabonete de girassol pode ser útil para qualquer pessoas que busca melhorar a saúde e qualidade da pele. Entretanto, como ele tem efeitos cicatrizantes e nutritivos, talvez ele seja ainda mais proveitoso para quem sofre com problemas de pele. Ou seja, se você possui acne, erupções, dermatites ou algum ferimento na pele, o sabonete pode ser especialmente benéfico para você.

Como fazer para usar o sabonete corretamente?

Por fim, tão importante quanto conhecer as propriedades do sabonete de girassol, é saber como usar ele da maneira certa. Dessa forma será possível aproveitar essas propriedades, sem deixar que elas passem a ser prejudiciais ou que não façam efeito. Porém, antes de começar a usar, é preciso que você consulte um dermatologista, para saber se o sabonete realmente vai atender as necessidades dela.

Dito isso, para usar o sabonete, basta aplicar diariamente na pele já umedecida, podendo fazer isso durante o banho. Esfregue e massageie bem na pele até produzir espuma, e enxague logo em seguida. No caso, esse uso pode ser feito por qualquer pessoas, em qualquer faixa etária, desde crianças até idosos. Porém é preciso ter moderação para não acarretar em problemas para a pele.

Leia mais: Sabonete de Enxofre: para que serve? Saiba usar corretamente

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915