Sabonete de argila: saiba para que serve e como escolher o tipo ideal

Existem diferentes tipos de sabonete de argila, e cada um tem uma utilidade

A princípio, o uso da argila como cosmético é uma prática extremamente antiga. Porém atualmente, através de estudos dermatológicos e estéticos, temos uma noção muito maior das propriedades que a argila tem. A partir disso, foi possível identificar as melhores aplicações para cada tipo de argila. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te ensinar para que serve o sabonete de argila, e como escolher o tipo ideal.

De maneira geral, as argilas possuem diversas formas de uso, não só porque existem diferentes tipos de argilas, mas também porque elas são aproveitadas em produtos diferentes. Porém, no caso dos sabonetes de argila, é necessário ter muita atenção com qual argila eles são feitos. Se você usar um sabonete feito com uma argila que não é própria para sua pele, ela pode ser prejudicada.

Tipos de sabonetes de argila e suas funções

  • Verde: por ter uma ação secante e adstringente sob a pele, o sabonete de argila verde é ideal para pessoas que possuem pele bastante oleosa, ou que sofrem com o aparecimento de espinhas e acne.
  • Branca: considerada uma argila base para os cosméticos, a argila branca pode absorver a oleosidade da pele, mas sem ressecar ela, que é um efeito presente em sabonetes mais fortes.
  • Vermelha: essa é a melhor opção para quem deseja rejuvenescer a pele. Além de hidratar e nutrir a pele, a argila vermelha ajuda a reduzir pequenas rugas, inflamações e linhas de expressões.
  • Rosa: o sabonete dessa argila é na verdade uma mistura da argila branca com a vermelha. Acaba sendo ideal para peles com rosácea ou que são mais sensíveis, pois se trata de um sabonete bem suave.
  • Preta: essa talvez seja a argila com mais propriedades benéficas, e a menos acessível. Ela consegue combater fortemente a oleosidade da pele, e ainda exerce ações de adstringência, desintoxicação, e suavização.
  • Amarela: também pode ser empregada por quem tem pele oleosa, porém a argila amarela também é conhecida pelo seu combate ao envelhecimento da pele. No caso, esse combate se dá pela capacidade do sabonete de conferir mais elasticidade para a pele.

Leia mais: Sabonete caseiro de babosa: conheça seus benefícios e saiba fazer em casa

Como fazer para escolher o sabonete certo para sua pele?

Conforme fora dito, utilizar um sabonete de argila que não corresponde as necessidades da sua pele pode ser prejudicial. Usar um sabonete verde em peles mais ressecadas, por exemplo, acaba agravando esse ressecamento. Ou seja, se você tem pele seca e deseja hidratá-la, o ideal é usar sabonetes de argila vermelha ou rosa. Já peles mais oleosas precisam receber argila verde, branca ou amarela. Portanto, fique atento com o tipo de sabonete que você for usar, e consulte um dermatologista para que você possa ter orientações sob o uso desses produtos na sua pele.

As argilas também estão presentes em outros produtos

Por fim, tendo em mente os benefícios que os sabonetes de argila oferecem para a pele, você provavelmente já está pensando em formas de incluir eles em seus cuidados diários. Porém, caso você tenha preferência por outros tipos de produtos para a pele, saiba que as argilas podem ser usadas de diversas formas.

A forma mais antiga de se usar as argilas são as máscaras, que são de fácil aplicação e podem trazer muitos benefícios para a pele. Porém é possível aproveitar os benefícios delas através de cremes e sabonetes líquidos. Sendo assim, não só as argilas atendem as necessidades diversas da pele, como elas também podem ser usadas da forma de sua preferência.

Leia mais: Sabonete de aroeira: para que ele serve? Saiba como usar corretamente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação