Book Appointment Now
Chá de Valeriana: conheça a bebida perfeita para quem deseja relaxar e muito mais
Nativa de regiões de clima frio da Europa e Ásia, a valeriana é uma planta que também se popularizou na América. Assim, suas raízes são conhecidas por possuírem propriedades relaxantes, calmantes e sedativas, podendo ser consumidas por pessoas que sofrem com ansiedade, insônia, estresse ou depressão. No entanto, os benefícios do chá de valeriana vão além. Confira hoje no SaúdeLab!
Ademais, é importante salientar que o chá de valeriana deve ser consumido segundo prescrição médica, já que possui muitos efeitos colaterais e algumas contraindicações, devendo ser evitado por pessoas que já fazem uso de medicamentos para tratamento de ansiedade e depressão, dentre outros. Nesse sentido, continue conosco e aprenda mais sobre essa planta, conferindo também a forma correta de preparar o chá.
Os benefícios do chá de valeriana
Planta pertencente à família Valeriana officinalis, a valeriana é rica em ácidos isovalérico e valerênico, que atuam oferecendo propriedades calmantes. Assim, suas raízes podem ser utilizadas para o tratamento de diversos problemas de saúde. Confira agora quais são eles!
O que a sua a sua saúde ganha com as raízes de valeriana
Redução da ansiedade e do estresse
Os ácidos isovalérico e valerênico presentes nas raízes da valeriana conseguem aumentar as atividades de neurotransmissores no cérebro, como o GABA, proporcionando um aumento da sensação de relaxamento e bem-estar no organismo. Além disso, tais substâncias também diminuem os sintomas do estresse e da ansiedade, como cansaço mental, agitação, nervosismo e dificuldade de concentração.
Ademais, alguns estudos apontam para a eficácia do chá de valeriana no auxílio de tratamentos de doenças como o transtorno obsessivo compulsivo e o transtorno de ansiedade generalizada.
Tratamento da insônia
Além dos ácidos isovalérico e valerênico, a valeriana também contém substâncias sesquiterpênicas, que atuam oferecendo propriedades calmantes e sedativas. Dessa forma, o chá de valeriana pode ser consumido para quem sofre de insônia ou apresenta dificuldades para dormir. Nesse sentido, a junção de suas raízes com a erva-cidreira atua aliviando problemas relacionados aos distúrbios do sono.
Auxílio no tratamento da hiperatividade (TDAH) e do déficit de atenção
As propriedades relaxantes do chá de valeriana também se mostraram eficazes no auxílio a tratamentos de crianças e adultos que possuem hiperatividade (TDAH) e déficit de atenção. Nesse sentido, a recomendação é que as raízes de valeriana sejam utilizadas em combinação com a erva-cidreira, de forma a reduzir casos de agitação, impulsividade e agressividade. Além disso, a junção de tais plantas também auxilia na melhora da atenção, e na manutenção de foco para a conclusão de tarefas.
Controle da TPM
O aumento da atividade do neurotransmissor GABA, proporcionado pelos ácidos isovalérico e valerênico, conduz a um efeito tranquilizante e sedativo, que melhora os sintomas da TPM, como ansiedade, mau humor e nervosismo.
Alívio das cólicas menstruais
O chá de valeriana também oferece propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, que inibem a produção de substâncias inflamatórias como a prostaglandina e diminuem as contrações no útero. Assim, ele pode ser utilizado como remédio natural para o alívio das cólicas menstruais.
Equilíbrio dos sintomas da menopausa
O aumento dos níveis do neurotransmissor GABA, proporcionado pelo chá de valeriana, interfere diretamente na melhora do humor e no aumento da sensação de bem estar, oferecendo efeito tranquilizante ao corpo. Por isso, a bebida pode ser indicada para alívio dos sintomas da menopausa como irritabilidade e dificuldade para dormir.
Da mesma forma, por conter os flavonoides linarina e hesperidina, a valeriana também auxilia no combate a sintomas como ondas de calor e suor excessivo, comuns no período da menopausa.
Como fazer o chá de valeriana
Ingredientes
- 1 colher de sopa de raízes de valeriana;
- 300ml de água fervente.
Modo de preparo
Ferva a água e retire-a do fogo, colocando-a em um copo ou xícara. Em seguida, adicione as raízes de valeriana e tampe o recipiente, aguardando cerca de 15 minutos. Por fim, basta coar e beber. A ingestão indicada é de até 2 vezes ao dia e em cerca de 30 a 45 minutos antes do horário escolhido para dormir.
Efeitos colaterais
O chá de valeriana é uma bebida que deve ser consumida em doses recomendadas por um médico e em um curto período de tempo. Assim, se ingerida em quantidade excessiva, a bebida pode causar agitação, insônia, irritação, dores no estômago e de cabeça. Da mesma maneira, ela deve ser evitada por quem costuma dirigir ou realiza trabalhos com maquinário pesado ou perigoso, devido aos seus efeitos sedativos.
Ademais, a ingestão de álcool é proibida durante o tratamento com valeriana, pois pode aumentar os efeitos sedativos. Além disso, a ingestão do chá deve ser interrompida ao menos 2 semanas antes da realização de qualquer tipo de cirurgia.
Quem não pode tomar o chá
O chá de valeriana não pode ser consumido por gestantes, lactantes, crianças com menos de 3 anos de idade e pessoas que já utilizam medicamentos para ansiedade e depressão. Da mesma forma, ele deve ser evitado por indivíduos que tomam remédios como codeína, tramadol, morfina, ciclobenzaprina, fenobarbital e pentobarbital.
Veja também: Chá da casca de abacaxi; conheça os benefícios e não jogue mais fora