O que é ser sedentário de acordo com sua idade? Saiba mais o que o termo significa

Veja dicas para combater o sedentarismo!

O que exatamente significa o termo sedentarismo? Mais ainda, o que é ser sedentário de acordo com sua idade? Pensando em solucionar as dúvidas e te informar melhor sobre o assunto, o SaúdeLAB preparou esse artigo com tudo que você precisa saber sobre o assunto; confira!

O que é sedentarismo?

Ser sedentário significa passar grande parte do dia sentado ou deitado, sem praticar atividades físicas regulares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado um dos principais fatores de risco para a saúde global e está relacionado a uma série de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e até mesmo depressão. O sedentarismo é uma questão importante para todas as idades, mas pode ser ainda mais relevante de acordo com a faixa etária.

Leia ainda: Educador Físico alerta uso excessivo de telas e risco de sedentarismo para crianças

O que é ser sedentário de acordo com sua idade?

Em crianças, o sedentarismo pode ter efeitos negativos na saúde física e mental. Por exemplo, a falta de atividade física pode contribuir para o ganho de peso e para o desenvolvimento de problemas de saúde relacionados à obesidade, como também diabetes tipo 2 na fase adulta. Além disso, o sedentarismo pode afetar o desenvolvimento neurológico, ajudando a moldar hábitos sedentários para o futuro. Para prevenir o sedentarismo em crianças, é importante incentivar a prática de atividades físicas, como brincadeiras ao ar livre, esportes e jogos.

  • Uma criança, de 0 a 5 anos, pode ser considerada sedentária quando ela pratica menos de 3 horas de atividades físicas diárias.
  • Acima de 6 anos, crianças que praticam menos que 1 hora de atividade física são consideradas sedentárias.
  • Já os adolescentes devem praticar, pelo menos, mais de 150 horas de atividades físicas semanais para não serem considerados sedentários.
  • As pessoas entre 18 e 60 anos são consideradas sedentárias quanto praticam menos de 150 minutos de atividades físicas semanais.

Em jovens e adultos, o sedentarismo pode levar a problemas de saúde mais graves, como doenças cardiovasculares e diabetes. Além do mais, a falta de atividade física pode levar ao ganho de peso e à obesidade, o que pode aumentar o risco de desenvolver outras condições de saúde, como doenças do coração e derrames. Para prevenir o sedentarismo em jovens e adultos, é importante manter uma rotina de atividades físicas regulares, como caminhadas, corrida ou atividades esportivas.

Em idosos, o sedentarismo pode ter efeitos ainda mais graves, pois pode aumentar o risco de quedas, fraqueza muscular e perda de massa óssea. Ademais, a falta de atividade física pode afetar a saúde mental, contribuindo para a depressão e o isolamento social. Para prevenir o sedentarismo em idosos, é importante incentivar a prática de atividades físicas, como caminhadas, yoga e dança, que possam ser realizadas de forma segura e adaptada às necessidades de cada indivíduo.

 

Como combater o sedentarismo

O que é ser sedentário de acordo com sua idade? Saiba mais o que o termo significa
O que é ser sedentário de acordo com sua idade? Saiba mais o que o termo significa – Imagem: Canva

Agora que você sabe o que é ser sedentário de acordo com sua idade é de extrema importância incentivar a prática de atividades físicas regulares em todas as idades para que esse comportamento não traga prejuízos à saúde e vida. Algumas formas de combater o sedentarismo incluem:

  • Incentivar crianças a brincarem ao ar livre e praticarem esportes ou jogos;
  • Manter uma rotina de atividades físicas regulares em jovens e adultos, como caminhadas, corrida ou atividades esportivas;
  • Encorajar idosos a realizar atividades físicas adaptadas às suas necessidades, como caminhadas, yoga e dança;
  • Reduzir o tempo gasto sentado ou deitado, como assistindo televisão, jogando vídeo game ou trabalhando em frente ao computador;
  • Incorporar atividades físicas na rotina diária, como caminhar até o trabalho ou subir escadas em vez de usar o elevador;
  • Defina metas realistas e alcançáveis ​​para a sua atividade física e trabalhe para alcançá-las aos poucos;
  • Mantenha-se hidratado antes, durante e depois de sua atividade física para ajudar a manter a energia e o desempenho;
  • Encontre um amigo ou familiar para fazer atividade física juntos. Isso pode ajudá-lo a se manter motivado e a ter companhia durante a atividade;
  • Encontre uma atividade física que você goste: Se você está se sentindo desmotivado, encontrando uma atividade física que você realmente gosta ajuda a mantê-lo motivado.

Leia também: Pesquisas alertam: qual a relação entre sedentarismo e envelhecimento? Confira

O ano começou. Para a maioria das pessoas, a aposta na Mega Sena da Virada não rendeu os frutos esperados, as ceias e comemorações das festas renderam mais quilos e calorias do que o desejado e as promessas de começar a fazer atividade física com frequência e afinco ainda correm sério risco de não sair do campo do desejo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação