Book Appointment Now
5 sintomas da alergia alimentar: saiba os mais comuns para agir rapidamente
Você sabe quais são os 5 principais sintomas da alergia alimentar? Eles podem surgir de repente e causar danos à saúde, se não forem tratados rapidamente. Logo que percebê-los, é necessário buscar ajuda médica para se evitar o pior. Pensando em agilizar sua tomada de decisão, o site Saúde Lab apresenta quais são os principais sintomas.
Alergia alimentar
É comum observar alergias alimentares na infância e no decorrer da vida ela deixar se ser um problema. Por outro lado, quando acontece com adultos, a situação é diferente e os sintomas da alergia certamente vão acompanhá-los pelo resto da vida. Geralmente filhos de pais alérgicos são mais expostos à alergia alimentar por causa da carga genética herdada na gestação.
Os sintomas da alergia alimentar, em alguns casos são confundidos com outras doenças. Contudo, os sintomas leves ou aqueles mais graves da alergia alimentar, se manifestam logo após a ingestão do alimento, ou seja, dentro de poucos minutos.
Devido a essa semelhança com os sintomas de outras doenças é muito importante ficar atento e agir rápido. Para isso, é preciso deixar claro quais são os 5 sintomas da alergia alimentar que mais afetam as pessoas alérgicas. Continue lendo e confira a seguir como funciona cada um deles!
Diferença entre alergia alimentar e intolerância alimentar
Antes de mais nada, é muito importante saber diferenciar alergia alimentar de intolerância alimentar. O ponto mais importante é saber que a alergia alimentar está relacionada com a imunidade, ou seja, é uma resposta inflamatória do organismo diante de alguma substância do alimento que foi ingerido, o qual o seu corpo está rejeitando.
Os alimentos mais comuns de apresentar resposta com alergia alimentar são: ovos, amendoins ou nozes, leite, trigo ou soja, frutos do mar etc.
Quanto a intolerância alimentar, ela é caracterizada pela ingestão de certos alimentos como queijos, vinhos etc. sendo que as respostas alérgicas se refletem, mais comumente, no sistema gastrointestinal e dores de cabeça. Um exemplo clássico disso é a intolerância à lactose, vez que a pessoa não produz a enzima (lactase) para fazer a digestão.
Veja também: Saiba o que são alimentos ultraprocessados: por que fazem tanto mal à saúde?
Sintomas leves de alergia
Espirros
Os espirros são os mais comuns e que se manifestam na maioria dos casos, primeiramente. E esse sintoma é muito comum em gripes alérgicas ao pólen, alergia à poeira e pelo de animais, por exemplo. Então, é muito importante observar se os espirros começaram logo após ter contado com esses alérgenos.
Logo em seguida, após crises de espirro, é muito comum o nariz ficar entupido, dificultando um pouco a respiração. Nesses casos é importante estar preparado com medicamentos que desobstruam as narinas, caso contrário, deve procurar ajuda médica o mais rápido possível.
Erupções cutâneas (Urticária)
As erupções cutâneas são manchas que surgem pelo corpo. Essas manchas podem ser mais alargadas ou até pontos vermelhos espalhados pelo tórax e abdome, por exemplo. Então, se após comer algum alimento você perceber manchas em tons vermelho e rosa aparecerem no seu corpo, após minutos depois de ter comido, são alertas para sintomas de alergia alimentar.
Coceiras
Dentre os sintomas de alergia alimentar, as coceiras e comichões podem surgir e trazer muitos desconfortos. A princípio costumam ser leves e, se não tratadas rapidamente, elas tendem a piorar muito, provocando irritação grave na pele.
Sintomas Graves
Dificuldades para respirar (edema de glote)
Entre os sintomas mais graves está a dificuldade de respirar, onde a pessoa sente que o ar não entra e nem sai dos pulmões. Normalmente esse sintoma, denominado edema de glote, pode se manifestar dentro de poucos minutos ou logo após os sintomas citados acima.
Inchaço
O rosto também pode ficar inchado, assim como os olhos, parte interna da boca, língua e até as orelhas. Outras partes do corpo também podem ficar inchadas como as mãos, dedos e pés.
Tratamento da alergia alimentar
O tratamento de urgência normalmente é feito com corticoides e anti-histamínicos injetáveis. Diante de crises graves o socorro deve ser agilizado, caso contrário, há risco de vida.
Ademais, ao sofrer alergia alimentar, apenas afastar o alimento já é o bastante para evitar novas crises. Contudo, fique preparado com as medicações indicadas pelo seu médico, caso passe mal de repente.
Veja também: Conheça os 5 sintomas de intolerância ao glúten que mais afligem as pessoas
Alergia Alimentar – Tem solução!
É importante saber as informações sobre alergia alimentar do Dr. Juliano Piunti Teles – Gastrocirurgião CRM 90.412/SP. Clica aqui e confira!