Book Appointment Now
Conheça os 5 sintomas de intolerância ao glúten que mais afligem as pessoas
Você sabe quais são os 5 sintomas de intolerância ao glúten? Os desconfortos causados por ele podem ser diversos. Logo saber reconhecer as causas e sintomas vão te dar mais qualidade de vida e bem-estar. Pensando nisso, o site Saúde Lab apresenta os principais sintomas e sugestões de como evitá-los no dia a dia. Confira, a seguir!
Como saber se tenho intolerância ao glúten?
Existem algumas doenças parecidas com intolerância ao glúten que você precisa saber agora. A Doença Celíaca (DC) é uma delas, por ser autoimune a pessoa não consegue digerir proteínas encontradas no trigo, cevada e centeio. Ela se relaciona à predisposição genética. Além da DC a sensibilidade ao glúten não-celíaca e alergia ao trigo.
Para saber se você tem intolerância ao glúten é necessário fazer alguns exames e descartar outras doenças. Os mais indicados são: exames de sensibilidade alimentar, exames genéticos e sorológicos. O médico pode solicitar também endoscopia digestiva para avaliar a parede do estômago e intestino.
Ademais, a própria pessoa pode investigar a intolerância ao glúten a partir do que sente após ingerir alimentos que contêm essa proteína. Isso pode ajudar seu médico a chegar à um diagnóstico mais seguro.
5 sintomas de intolerância ao glúten
Antes de mais nada, você precisa entender o que é a intolerância ao glúten antes de saber quais são os sintomas. A intolerância ao glúten é caracterizada pela dificuldade que o organismo da pessoa tem em digerir o glúten dos alimentos.
Desse modo, quem tem essa intolerância não pode comer derivados de trigo branco, embutidos, cerveja e alguns tipos de queijo, por exemplo. Devido os sintomas serem comuns a outros tipos de doenças, a intolerância acaba sendo mais difícil de ser percebida.
Mas, de modo geral, os sintomas costumam se manifestar em cerca de 20 minutos após ter ingerido algum alimento que possua glúten. Sendo assim, continue lendo e saiba o que surgir após ter contato com o glúten!
Dor de barriga
O principal sintoma da intolerância ao glúten são as dores de barriga, pois o glúten ao chegar no intestino acaba causando uma inflamação no tecido dessa região. Desse modo, é muito comum a pessoa sentir fortes dores de barriga e vontade urgente de defecar.
Veja também: Saiba o que são alimentos ultraprocessados: por que fazem tanto mal à saúde?
Alteração no peso
Devido não poder comer muitos alimentos que possuem glúten, a pessoa acaba perdendo peso. Mas, em alguns casos, a pessoa pode acabar ganhando peso, sendo algo que os médicos e pesquisadores ainda não sabem a causa. Contudo, a falta de absorção dos nutrientes alimentares pode acarretar a problemas graves na saúde e isso leva as alterações bruscas do peso, para mais ou para menos.
Alergia na pele
Entre os 5 sintomas de intolerância ao glúten, a alergia na pele é um dos sintomas mais comuns. Isso porque ela é uma reação da inflamação do intestino, dessa forma é comum aparecer manchas pelo corpo que coçam.
Dores de cabeça
A dor de cabeça é um dos sintomas de intolerância ao glúten muito comum, onde a pessoa sofre com elas logo após a ingestão do glúten. Ademais, mesmo tomando medicamentos para dor de cabeça, ela não alivia. Nesse caso, o indicado é procurar ajuda médica o mais breve possível.
Vertigens são sintomas de intolerância ao glúten
A vertigem é um dos 5 sintomas de intolerância ao glúten, sendo caracterizada por tontura (sensação de que o corpo está rodando ou o ambiente), ânsia de vômito e náuseas. A diferença entre a vertigem causada por uma intolerância alimentar é que ela se manifesta mesmo que a pessoa esteja bem alimentada e ocorre logo após a ingestão do alimento.
Veja também: Cuide da sua dieta incluindo alimentos ricos em umami
Como evitar os sintomas de intolerância ao glúten?
As escolhas alimentares são seu maior trunfo. O SaúdeLAB separou algumas dicas que podem te ajudar a evitar os sintomas de intolerância ao glúten.
- deixe de lado pães e bolos, massas em geral feitas com trigo ou nutrientes integrais a base de aveia, cevada ou malte.
- Observe os rótulos dos alimentos e confira sempre se contêm ou não glúten ou derivados.
Lista do que pode comer:
- Alimentos à base de polvilho, maisena, farinha de arroz e milho.
Para compor seu cardápio sem perder os melhores nutrientes em substituições ao glúten você pode incluir:
- Tapiocas simples ou recheada;
- Pão de batata;
- Pães de queijo;
- Variações de cuscuz;
- Legumes e vegetais (inhame, mandioca, batatas-doces (branca ou roxa);
- Frutas;
- Omelete, ovos mexidos etc.
- Macarrão e outras massas SEM GLÚTEN.
Essas sugestões podem e devem ser ampliadas por um nutricionista ou o médico que for acompanhar seu tratamento. Sendo assim, busque ajuda especializada o quanto antes ao sentir desconfortos após se alimentar.
Leia também: Bolinho de queijo sem glúten assado na Air Fryer: faça esse lanche delicioso e sem gordura
GLÚTEN: QUAIS OS PROBLEMAS DE SAÚDE RELACIONADOS? Quais as verdades e mentira?
Saiba tudo no vídeo de hoje com a gastroenterologista Luisa L. Barros (CRM-SP: 154151).