Spray para pintar cabelo infantil faz mal? Será que é uma boa ideia? Descubra

Na semana da criança sempre tem o dia do cabelo maluco, é tem um produto que é certeiro nesses dias. Mas, será que o spray para pintar cabelo infantil faz mal. Atualmente, existem diferentes formas e produtos que podem ser empregados para pintar o cabelo.

Entretanto, apesar da variedade de opções, ainda existe muito receio quando ao uso de tinturas e similares, visto que algumas podem ser prejudiciais para a saúde capilar. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e fique por dentro da questão de se o spray para pintar cabelo infantil faz mal.

Seja no carnaval, em trotes ou festas no geral, o spray de tinta para cabelo é perfeito para entrar no clima. Ele é bastante acessível, extremamente fácil de se aplicar e pinta muito bem os fios.

O problema é que ele não deixa de ser um produto químico. E a beleza e saúde dos fios são extremamente sensíveis à produtos químicos, e podem ser prejudicados severamente dependendo do que aplicarmos.

Spray para pintar cabelo infantil faz mal?

A princípio, os sprays comuns para tintura de cabelo costumam ser temporários e de fácil de remoção. E para que ele tenha essas características, ele não pode apresentar químicos muito nocivos.

Logo, na grande maioria das vezes, não há como afirmar que o spray para pintar cabelo infantil faz mal. Contudo, existem situações em que ele de fato pode apresentar alguns riscos para a saúde dos fios e da pele.

No caso, acredita-se que deixar a tintura do spray no cabelo por muito tempo pode acabar danificando os fios. Ademais, dependendo da procedência do spray, ele pode causar reações alérgicas na pele, o que inclui a pele que reveste o couro cabeludo.

Ou seja, apesar de ser incomum, há casos em que o spray para pintar cabelo infantil faz mal e, portanto, deve ser evitado.

Cuidados para evitar problemas no uso do spray

Conforme fora dito, em certo casos o spray para pintar cabelo infantil faz mal para o cabelo e saúde. Felizmente, com apenas alguns cuidados, é possível evitar esses malefícios.

Como a tintura faz mal se deixada por muito tempo, então é de extrema importância que, após o uso, você remova ela assim que possível. Para isso, faça boas lavagens com um shampoo e condicionar, e se possível procure aplicar cremes para a hidratação dos fios.

Outro cuidado indispensável é o modo de aplicação. Novamente, em algumas pessoas, o spray pode levar à reações alérgicas na pele. Sendo assim, procure aplicar ele apenas no comprimento do cabelo, tomando cuidado com as raízes.

E obviamente que essa aplicação deve passar longe da pele de outras partes do corpo, da boca, olhos e outras regiões que são consideradas sensíveis.

Existem opções de tintura que são ainda mais seguras de se usar

Por incrível que pareça, para tinturas temporárias dos fios, existem alternativas ainda mais acessíveis e seguras do que o spray. A tinta guache é um grande exemplo disso, pois apesar de ser um material para pinturas, ela pode sim ser usada no cabelo, tendo cuidado na aplicação claro.

O mesmo pode ser dito do giz e papel crepom, cuja coloração pode ser extraída e aplicada no cabelo.

Leia mais:

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915