Suco de carambola faz mal? Entenda quais podem ser os riscos dessa bebida

Apesar de não ser um dos mais consumidos, o suco de carambola é muito saboroso. E mais importante que isso, ele e riquíssimo em propriedades benéficas para a saúde. Entretanto, muitos dizem que ele também pode ser prejudicial em alguns aspectos. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o suco de carambola faz mal, e quais podem ser os riscos dessa fruta.

Sem dúvidas, apenas por sua aparência, já é possível ter noção de que a carambola é uma fruta bem única. Sua composição nutricional, por exemplo, possui substâncias muito especiais. E é justamente com base nelas que podemos determinar se o suco de carambola faz mal mesmo, ou se ele é benéfico no geral.

Carambola e os seus principais benefícios

  • Favorece o trânsito intestinal: a carambola é uma fonte considerável de fibras, nutriente que melhora o trânsito intestinal e evacuação, combatendo problemas como a constipação. Entretanto, é importante salientar que, assim como em outras frutas, a quantidade de fibras costuma ser maior in natura do que em sucos.
  • Ajuda na perda de peso: essas mesmas fibras ainda podem ser aproveitadas para termos uma maior sensação de saciedade após as refeições, efeito que pode auxiliar no processo de emagrecimento.
  • Combate a hipertensão: a riqueza em água e potássio da carambola permite que o organismo elimine mais sódio. E o sódio por sua vez é um dos principais responsáveis pelo aumento da pressão arterial.
  • Reduz os níveis de colesterol: nem todo mundo sabe disso, mas assim como o limão e laranja, a carambola é uma fruta cítrica. Uma característica comum entre as frutas desse tipo é a presença de antioxidantes, como a vitamina C. Eles são capazes de inibir a oxidação de gorduras, favorecendo a queda do colesterol.

Leia mais: Carambola faz mal para os rins? Conheça seus malefícios à saúde

É verdade que o suco de carambola faz mal?

Sabendo que a carambola é fonte de vitaminas, minerais, fibras e água, pode ser difícil considerar a possibilidade de que o suco de carambola faz mal. Entretanto, outro composto bastante expressivo dessa fruta é o oxalato. Por si só, ele é completamente inofensivo, e costuma ser eliminado pela urina. Porém, se acumulado no organismo, ele favorece a formação do oxalato de cálcio, que nada mais é do que as temidas pedras nos rins.

Sob o mesmo ponto de vista, a carambola ainda apresenta outro componente perigoso, denominado de caramboxina. Assim como o oxalato, ela também costuma ser eliminada pela urina, e se torna um problema quando se acumula. No caso, o excesso de caramboxina faz com que ela chegue ao cérebro, causando sintomas como insônia, vômitos, confusão mental, fraqueza muscular, agitação e até convulsões em alguns casos.

O suco e a fruta só são perigosos se o sistema renal estiver comprometido

Conforme fora dito, o suco de carambola faz mal quando o oxalato ou a caramboxina se acumulam no organismo, e esses compostos são normalmente eliminados pela urina. Ou seja, eles só são problemáticos se consumirmos a fruta ou o suco em quantidades muito grandes, ou se o sistema renal não estive funcionando corretamente. Logo, se você não sofre de insuficiência renal ou similar, o suco de carambola pode ser perfeitamente seguro, com moderação.

Leia mais: Suco de milho: aprenda os segredos para preparar essa delícia rica em nutrientes

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915