Sucralose faz mal? Descubra o que ela é de verdade e como ela impacta a saúde

Muitos consideram a sucralose um produto prejudicial, mas o quão ruim ela é de fato?

Atualmente, existem inúmeras opções de adoçantes artificiais no mercado. O problema é que nós estamos acostumados com o fato de que produtos artificiais e industrializados são prejudiciais. Com isso, muitos ficam receosos de se a sucralose faz mal para a saúde ou não. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, descubra o que ela é, como ela impacta a saúde e se a sucralose faz mal de fato ou não.

Outro problema que rodeia os adoçantes é que também relacionamos eles com malefícios. Afinal, sempre ouvirmos falar sobre o quão prejudicial o açúcar pode ser para a saúde. Contudo, precisamos ter noção de que o açúcar e os adoçantes são produtos bastante diferente na prática. Ou seja, a sucralose não é automaticamente um produto ruim para a alimentação.

Características gerais da sucralose

Conforme fora dito, a sucralose é um tipo de adoçante, mas o seu nome faz com que ele seja comumente confundido com a sacarose, que é basicamente o açúcar como conhecemos. E por incrível que pareça, a sucralose é feita a partir da própria sacarose, que passa por um processo de desacetilação e polimerização, parar formar moléculas maiores e alterar os grupos acetila do composto.

O resulta desses processos é um produto perfeito para adoçar sucos e outros alimentos no dia a dia. Inclusive ele é muito usado pela indústria alimentícia em bolos, refrigerantes e similares. Talvez o que contribua para que ele seja tão utilizado é a sua capacidade de adoçar superior à do açúcar, que é centenas de vezes melhor.

Leia mais: Você consegue! 5 dicas para aprender a tomar café sem açúcar

A sucralose faz mal mesmo ou não?

Infelizmente, como ela é um produto industrial proveniente do açúcar, a sucralose faz mal para a saúde em alguns aspectos. Por exemplo, ela tem a capacidade de interferir na microbiota intestinal. No caso, a sucralose pode desequilibrar a proporção das bactérias que compõem ela. Isso pode levar a muitos outros problemas intestinais, como gases, diarreia e similares.

Ainda em relação à microbiota intestinal, quando ela é afetada dessa forma, alguns sinais são emitidos para o nosso cérebro. Estes por sua vez afetam a liberação dos hormônios responsáveis por regular a nossa fome. Logo, a sucralose também pode favorecer o ganho de peso. Ademais, a sucralose faz mal também pelo fato de que, em alguns casos, ela libera algumas toxinas no organismo.

Mesmo assim, a sucralose pode ser útil

Por mais que a sucralose faça mal em certas ocasiões, acredita-se que, se o uso dela for feito moderadamente, não há com o que se preocupar. Na realidade, ela serve como um excelente substituto para o açúcar comum, Isso é especialmente vantajoso para quem sofre de diabetes, já que o açúcar pode elevar muito a glicemia, e o diabético não é capaz de regular os níveis dela devidamente.

Essa utilidade da sucralose se dá pela sua quantidade reduzida de carboidratos e calorias, que ajudam não só diabéticos, como também quem está procurando emagrecer. Por outro lado, conforme fora dito, isso não significa que você pode abusar no consumo. Em grandes quantidades, a sucralose causa não só os malefícios que já foram citados, como também prejudicam diabetes.

Leia mais: Chia tem glúten? Entenda o poder nutricional dessa sementinha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação