Book Appointment Now
Você consegue! 5 dicas para aprender a tomar café sem açúcar
Sem dúvidas, o café é uma bebida quase que indispensável para a rotina de muitas pessoas. Entretanto, a grande maioria delas acaba esquecendo que, dependendo de como o consumo dele é feito, pode ser prejudicial para a saúde, especialmente por causa do açúcar. Portanto, venha com o SaúdeLab e conheça 5 dicas para aprender a tomar café sem açúcar.
A princípio, o açúcar é o grande vilão de muitos alimentos que estamos acostumados a comer, principalmente quando se trata de sobremesas e bebidas. Isso inclui o café, que por ter um gosto amargo, faz com que as pessoas tenham o hábito de adicionar açúcar. A longo prazo, e dependendo da frequência de consumo, isso pode trazer problemas para a saúde diversos.
Problemas do excesso de café e açúcar
Conforme fora dito, o açúcar que adicionamos no café acaba sendo um grande responsável por problemas de saúde. Se ingerido em excesso, ele eleva os níveis de glicose no nosso organismo. Normalmente, ela é aproveitada como fonte de energia, porém quando em grandes quantidades, nosso corpo é incapaz de processá-la corretamente. Isso resulta em doenças como a diabetes, que limita os hábitos alimentares.
Outro problema de se toma café com açúcar é que a combinação desses produtos prejudica o paladar, em específico, a apuração dele. Por outro lado, é preciso ter em mente que, não é apenas o açúcar em excesso que pode ser prejudicial. O café por si só também precisa ser consumido com moderação, visto que a cafeína e outros compostos são ruins para a saúde em grandes quantidades.
Benefícios do café sem açúcar
Tendo em mente dos problemas que o açúcar oferece, é preciso tentar adotar um consumo moderado de café sem açúcar. Na verdade, quando o consumo é moderado e não possui aditivos como chantilly ou leite, a bebida pode ser bastante vantajosa para a saúde. Portanto, através do consumo regular de café puro, é possível aproveitar os benefícios da bebida sem ter que se preocupar com quaisquer malefícios.
Uma das grandes vantagens do café para a saúde é a cafeína. Além dela ter um princípio que nos mantém despertos, ela também pode ajudar no emagrecimento, favorecendo a queima de gordura e acelerando o metabolismo. A bebida também possui elementos antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce, e compostos que podem ajudar a prevenir doenças como a diabetes e Alzheimer.
No entanto, vale reforçar que, toda mudança de hábito alimentar precisa de pelo menos 21 dias para dar certo, pois esse é o tempo que as papilas gustativas presente na língua são regeneradas e conseguem se adaptar ao novo sabor, menos açucarado. Então, tenha em mente que os primeiros 21 dias são os mais difíceis, depois, a guerra está vencida!
Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais receitas! Clique aqui!
Dicas para adaptar o seu consumo
De antemão, talvez você tenha dificuldades de passar a consumir café sem açúcar. Sendo assim, confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a aderir a esse novo hábito mais facilmente:
- Invista em adoçante: O adoçante pode ser um grande aliado na transição para o café sem açúcar, especialmente se você estava acostumado com um café bem doce. Neste caso, você pode optar pela Sucralose que tem um sabor residual bem menor quando comparado aos outros adoçantes. Mas, o ideal é que tente se consumir sem adoçantes, pois eles podem alterar a microbiota intestinal. Mas é claro que trocar o açúcar branco refinado por adoçante já é um bom caminho.
- Use canela: para quem deseja começar sem usar adoçantes, vale a pena investir na canela. Existem outros produtos além do adoçante que podem ser ainda melhores nesse período de transição. A canela, por exemplo, pode ser acrescentada no café para dar mais sabor, e oferecer ainda mais benefícios.
- Experimente a tâmara: Sob o mesmo ponto de vista, a tâmara também pode ser acrescentada no café para adocicar o sabor. Por ser um ingrediente natural, ela não irá prejudicar os benefícios que a bebida oferece.
- Adicione cacau em pó: O cacau em pó tem a capacidade de amenizar o amargor do café e ainda deixar com um toque mais especial com um sabor de chocolate. Vale muito a pena provar.
- Essência de baunilha é outro ingrediente que pode melhorar o sabor do café sem açúcar, facilitando seu consumo. Adicione uma gotinha ao café e veja a mágica acontecer.
Se você está estranhando o o gosto do café sem açúcar, é importante que você persista no consumo justamente para que o seu paladar consiga se adequar a esse novo sabor. Geralmente, três semanas são o suficiente para fazer essa adaptação.
Leia mais: Bolo de mandioca com coco: 10 porções com sabor perfeito (sem açúcar e sem trigo)
BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!
Neste vídeo você vai aprender que o café, além de uma bebida deliciosa, gera a borra que pode ser usada de muitas maneiras, mas as pessoas acabam jogando fora. Veja agora mesmo tudo que é possível fazer!