Tempero Edu Guedes faz mal? Saiba como evitar os erros no consumo

Por ser bem versátil, é bom entender como o tempero Edu Guedes afeta o organismo

Você já ouviu falar do tempero Edu Guedes? Por ser versátil, ele é amplamente utilizado na cozinha, sendo uma ótima adição em diversos tipos de prato. Contudo, quase ninguém é familiarizado com as características dele e como elas impactam o nosso organismo. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se o tempero Edu Guedes faz mal para a saúde e conheça suas propriedades.

À primeira vista pode não parecer, mas a grande maioria dos temperos que usamos quando cozinhamos são carregados de nutrientes e compostos variados. Dependendo de tipo de tempero, os efeitos desses componentes podem ser extremamente benéficos para a nossa saúde. Mas infelizmente existem muitas exceções, sendo então importante saber onde o tempero edu guedes se encaixa.

Características gerais do tempero

Antes de mais nada, só podemos saber se o tempero Edu Guedes faz mal se antes conhecermos melhor a composição dele. Sim, este tempero foi elaborado pelo famoso apresentador e chef Edu Guedes. No caso, ele é basicamente uma junção de diversos ingredientes. Dentre eles estão o açafrão, pimentão verde, orégano, cenoura, pimentão vermelho, salsa, cebola, sal e cebolinha. Há também versões que usam páprica doce, mostarda em grãos, alho e tomilho.

É graças a essa variedade de ingredientes que o tempero Edu Guedes é tão versátil. Ele combina muito caldos e molhos, e é excelente para pratos com carnes. Uma excelente forma de usá-lo, por exemplo, é em carnes de panela ou carnes moídas. Mas quem gosta e sabe usar o tempero consegue aproveitá-lo para carnes suínas e até mesmo para peixes e outras carnes brancas.

Leia mais: Tempero Caseiro Edu Guedes: aprenda a fazer em casa essa combinação perfeita de sabor

Mas o tempero Edu Guedes faz mal mesmo?

De todos os ingredientes que integram o tempero Edu Guedes, o único que tende a ser problemático é o sal. Em grandes quantidades, ele provoca o aumento da pressão arterial e prejudica o funcionamento do sistema renal. Ou seja, se usado em excesso, podemos afirmar que o tempero Edu Guedes faz mal para a saúde de fato. Entretanto, na prática, ele costuma ser um tempero bastante seguro.

Na realidade, com moderação, não só o tempero Edu Guedes não faz mal como também pode oferecer benefícios para a saúde. Por exemplo, o pimentão, salsa e cebolinha são fontes de vitaminas diversas. Já a cenoura contém fibras que favorecem a saúde intestinal. Sendo assim, incluir esse tempero na sua cozinha pode ser uma ótima maneira de promover a própria saúde no dia a dia.

O grande problema são as versões industrializadas dos temperos

Por fim, é importante salientar que todas essas características e propriedades do tempero Edu Guedes se aplicam à versão caseira dele. Ou seja, ele só é benéfico e inofensivo para a nossa saúde se ele for feito com ingredientes naturais apenas. As versões industrializadas dele não só podem usar ingredientes de má qualidade, como também são acrescentados conservantes e outros químicos nocivos para a saúde. Ademais, se feito em casa, você pode controlar melhor a quantidade de sal, enquanto nas versões industrializadas ela pode ser grande demais.

Leia mais: Kiwi é bom para quê? Conheça os melhores benefícios da fruta para saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação