O que são tipos de pisada pronada e supinada? Veja os problemas que elas podem causar

Entenda a diferença entre pisadas pronada e supinada, e quais as consequências

Por mais que andar seja uma capacidade natural do ser humano, algumas pessoas possuem alguns obstáculos que podem resultar em problemas de saúde. Dentre esses obstáculos, é preciso citar a pisada supinada e a pisada pronada, que são condições bastante comuns. Venha com o SaúdeLab, entenda entenda os tipos de pronada e supinada, e quais são os problemas.

Se você nunca ouviu falar sobre os tipos de pisada, pode parecer estranho pensar que eles podem prejudicar nossa saúde de alguma forma. Contudo, é preciso ter em mente que andar é uma função que precisa ser realizada de forma correta. Dependemos disso para nos deslocarmos de qualquer forma, portanto um distúrbio físico nos pés pode ser uma grande influência. Entenda a seguir como os tipos de pisada pronada e supinada podem ter consequências se não forem corrigidas a tempo,

Tipos de pisadas e seus respectivos problemas

Além dos tipos de pisadas supinada e pronada, também existe a pisada neutra. Esta seria a pisada ideal para uma boa saúde e locomoção, visto que ela não apresenta nenhum distúrbio na forma e movimento, e consequentemente não é um problema. Ou seja, o foco deve ser nos outros tipos de pisada.

Pisada supinada

Nesse tipo de pisada, a pessoa costuma aplicar mais peso nas laterais do pé, com ele e o calcanhar mais deslocados para a fora. Ademais, o pé costuma ser mais curvo, formando um leve arco. Dessa forma, a força fica concentrada mais nas regiões dos dedos e calcanhar, e menos no centro. Dentre os principais problemas desses tipos de pisadas, é importante citar:

  • Desvio das articulações dos joelhos e tornozelos para fora.
  • Dores nas laterais dos pés.
  • Torção ou estiramento frequentes nos tornozelos.
  • Desenvolvimento de esporão calcâneo, uma protuberância no osso que pode ser dolorosa.
tipo de pisada supinada
Aliás, na pisada supinada, a pessoa costuma aplicar mais peso nas laterais do pé. Canva PRO

Pisada pronada

Em termos gerais, esse tipo de pisada acaba sendo o oposto da pisada supinada em alguns fatores. No caso, o calcanhar fica deslocado mais para dentro, os dedos desviam um pouco para fora, e o pé é mais chato. Dessa forma, a força aplicada no meio do pé é maior do que na supinada. Esse tipo de pisada também traz problemas como:

  • Desvio das articulações dos joelhos e tornozelos para dentro.
  • Dor na região da canela, conhecida por canelite.
  • Fascite plantar, responsável por uma inflamação dolorosa na parte inferior da sola do pé.
tipos de pisada pronada
No caso, o calcanhar fica deslocado mais para dentro, os dedos desviam um pouco para fora, e o pé é mais chato. Fonte Canva PRO

Como corrigir os tipos de pisadas pronada e supinada?

Tendo em mente os prejuízos que dos tipos de pisadas pronada e supinada podem causar, é preciso se informar sobre formas de corrigir esse tipo de problema. Mas atenção, buscar ajuda de um ortopedista ou fisioterapeuta é o ideal. Enquanto isso, basicamente, as principais soluções podem ser obtidas com exercícios e com os calçados corretos na pisada pronada e supinada.

Em relação aos calçados, existem opções de tênis que possuem uma placa de estabilidade em uma de suas laterais. Ou seja, no caso de uma pisada pronada, por exemplo, é possível comprar um tênis com essa placa na parte interna, onde o pronador costuma exercer mais força. Por outro lado, também existem tênis cuja sola é maior e mais ampla, conferindo mais estabilidade e servindo para ambos os tipos de pisada pronada e supinada.

Por fim, além dos calçados, também é preciso praticar alguns exercícios de correção. Para pisada pronada, o exercício se consiste em caminhar forçando mais a lateral externa do pé. No caso, basta percorrer uma distância de ida e volta por alguns minutos todos os dias. Já na pisada supinada, o exercício é o mesmo, porém dessa vez forçando mais a lateral interna dos pés.

Gostou de conhecer os tipos de pisada pronada e supinada? Continue acompanhando nossas publicações e fique bem-informado para ter mais qualidade de vida e bem-estar.

Leia mais: O que acontece se ficar com a unha encravada? Saiba se é perigoso e como resolver

Você merece! Veja as MELHORES DICAS para ter uma boa ROTINA de AUTOCUIDADO

Os cuidados com sua saúde precisam ser constantes. Aliás, você o que é uma rotina de autocuidado? A importância de estabelecer cuidados com o corpo e a mente transcende a beleza, sabia? Clica nesse vídeo e aprenda como se cuidar em todos os sentidos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação